Vídeo corta momento em que Biden cumprimenta e parabeniza Lula em uma conferência em Nova York
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 6 de outubro de 2023 às 16:51
- 4 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lula, depois de defender Cuba, Venezuela, Rússia e o Foro de São Paulo, é ignorado por Biden na ONU. É uma vergonha mundial, só aplaudido por comunistas, ditadores e otários!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no X (antes Twitter), no TikTok e no Kwai.
Alegações similares também circulam em espanhol e inglês.
Em 20 de setembro de 2023, Lula e Biden lançaram na 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, uma iniciativa global em defesa do trabalho digno, na qual propõem proteger os direitos trabalhistas e promover investimentos públicos e privados, assim como combater a discriminação.
Biden cumprimentou Lula previamente
Na sequência viral de 12 segundos, Biden aperta a mão de Gilbert Houngbo, diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que acabava de terminar seu discurso.
Depois disso, enquanto Lula cumprimenta Houngbo, Biden abandona o cenário pelo lado direito. O presidente brasileiro sai pouco depois pelo lado esquerdo.
A Secretaria de Comunicação Social do governo brasileiro explicou à AFP que “estava previsto pelos organizadores que cada pessoa sairia por um lado [diferente]”.
“O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou uma iniciativa conjunta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 deste mês e expressou publicamente seu orgulho de fazê-lo junto a Lula”, afirmou em um e-mail de 28 de setembro de 2023, e acrescentou que lamentava “o uso de cortes do vídeo sem contexto para desinformar”.
Uma busca pelas palavras-chave “Biden”, “Lula” e “direitos dos trabalhadores” levou a um vídeo de 15 minutos de duração, transmitido ao vivo pelo canal da Casa Branca no YouTube. Na filmagem, Biden cumprimenta Lula e diz, em inglês, “bom trabalho”, em referência ao discurso que o presidente brasileiro acabara de realizar, antes da apresentação de Houngbo.
Em outra gravação do momento, compartilhada na página oficial de Lula no YouTube, é possível assistir à mesma cena (minuto 11:35) e a dos dois presidentes saindo do palco por lados opostos.
Segundo mostra a transcrição dos discursos de ambos os presidentes, Biden também se referiu ao brasileiro ao final da própria fala: “Agora eu gostaria de ceder a palavra a um líder que tornou esta associação possível. Presidente Lula, tem a palavra”.
Outros encontros
Nesse mesmo dia, em uma reunião anterior, os dois presidentes fizeram comentários à imprensa em conjunto antes de se reunirem privadamente. Ambos os líderes falaram sobre o fortalecimento das relações entre os dois países, a transição para energias limpas e a importância de uma força trabalhista forte.
Nas imagens do momento, capturadas pelo C-SPAN, apertaram as mãos e posaram para fotografias. Biden começou sua apresentação dando as boas-vindas a Lula. “Bem, senhor presidente, é um prazer vê-lo de novo. Bem-vindo a Nova York”, disse o mandatário norte-americano, de acordo com a transcrição da Casa Branca.
Fotografias da AFP também mostram o momento em que os dois presidentes deram as mãos e posaram para as câmeras.
Lula visitou a Casa Branca em fevereiro de 2023 durante uma viagem para reconduzir a relação de ambos os países, afetada durante o mandato de Jair Bolsonaro.
Segundo conteúdos de imprensa do governo norte-americano, no encontro “reafirmaram a natureza vital e duradoura da relação entre Estados Unidos e Brasil”.
A página do Departamento de Estado dos Estados Unidos, atualizada em 21 de agosto de 2023, diz que “Estados Unidos e Brasil desfrutam de relações políticas e econômicas profundas e amplas”. O texto afirma que o Brasil é “a décima segunda maior economia do mundo” e que os Estados Unidos são seu segundo maior parceiro comercial.
A AFP já verificou outros conteúdos parecidos sobre a presença de Lula na Assembleia Geral da ONU.
Referências
- Vídeo do canal da Casa Branca no YouTube
- Vídeo do canal de Lula no YouTube
- Transcrição da Casa Branca dos discursos no lançamento da Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores
- Imagens do C-SPAN
- Transcrição da Casa Branca dos discursos em 20 de setembro de 2023 antes da reunião bilateral
- Página do Departamento de Estado dos Estados Unidos sobre as relações bilaterais com o Brasil