Foto em que Biden supostamente encosta nas nádegas de Zelensky foi adulterada

Circula nas redes sociais uma foto que supostamente mostra o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, colocando a mão direita nas nádegas do chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante a visita do líder europeu à Casa Branca em 21 de dezembro de 2022. Mas a imagem foi manipulada: na original, Biden apoiava a mão nas costas de Zelensky. Um porta-voz do governo dos Estados Unidos confirmou à AFP que se trata de uma montagem.

“Zelensky, presidente da Ucrânia visitou os EUA e recebeu o ‘carinho’ do Biden”, dizem publicações no Twitter, no Telegram, no Instagram e no Facebook.

Conteúdo similar circula em espanhol e em inglês.

Image
Captura de tela feita em 27 de dezembro de 2022 de uma publicação no Twitter ( .)

Após sua visita à Casa Branca em 21 de dezembro de 2022, Zelensky obteve mais apoio de Washington, incluindo novos sistemas de defesa antimísseis e a palavra de Biden de que eles “nunca estarão sozinhos”, em sua primeira viagem ao exterior desde o início da invasão russa em fevereiro.

O presidente ucraniano manifestou sua “sincera gratidão” pelo apoio dos Estados Unidos, que enviaram bilhões de dólares em ajuda militar.

Foto alterada

Uma busca por fotos, vídeos e publicações da viagem de Zelensky aos Estados Unidos nas redes sociais mostra que a primeira-dama do país, Jill Biden, publicou um registro semelhante ao que viralizou, em suas contas no Facebook e no Twitter, em 21 de dezembro. Nele, observa-se o presidente norte-americano e sua esposa com as mãos nas costas de Zelensky.

Contatado pela equipe de verificação da AFP, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Sean Savett, confirmou que a imagem publicada por Jill Biden é a original e que a que circula nas redes sociais é uma “foto manipulada”.

Uma visão ampliada da versão alterada da imagem mostra que a ponta do polegar direito de Biden, que encosta no dedo mindinho de sua esposa na foto original, foi sutilmente cortada no processo de edição.

Também percebe-se que os fotógrafos vistos à frente dos dirigentes estão posicionados de maneira idêntica.

Image
Comparação feita em 28 de dezembro de 2022 entre a foto publicada no perfil do Facebook de Jill Biden (E) e a imagem viral editada ( .)

A AFP participou da cobertura do evento e em todas as fotos e vídeos não há registro da suposta cena.

Image
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama, Jill Biden, recebem o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca, em 21 de dezembro de 2022 ( AFP / Olivier Douliery)
Image
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama, Jill Biden, recebem o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, na Casa Branca, em 21 de dezembro de 2022 ( AFP / Brendan Smialowski)

 

 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco