Vídeo caseiro de um avião que gira e cai em chamas foi gravado antes da morte de Prigozhin
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 30 de agosto de 2023 às 16:15
- 3 minutos de leitura
- Por Valentín DÌAZ, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“AVIÃO COM PRIGOZHIN É ABATIDO! Novas imagens circulando no momento em que o avião Legacy cai em chamas com o dono do grupo Wagner e responsável pela revolta que colocou o governo da Rússia quase em xeque mate”, indica uma das publicações compartilhadas no Instagram, no Facebook, no TikTok e no Kwai.
Alegações similares circulam em inglês e espanhol.
No último dia 23 de agosto, o líder do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, morreu em um acidente aéreo, enquanto viajava de Moscou a São Petersburgo, junto com outras nove pessoas. Segundo as autoridades russas, não houve sobreviventes.
Prigozhin havia sido chamado de “traidor” pelo presidente russo, Vladimir Putin, após liderar, em 24 de junho, uma insurreição dos mercenários Wagner contra o Estado-Maior e o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, apoderando-se de quartéis no sul da Rússia e iniciando uma marcha em direção a Moscou.
Mas a rebelião foi interrompida por um acordo que previa que Prigozhin partisse a Belarus e que os milicianos fossem incorporados ao Exército regular russo.
Vídeo circula pelo menos desde junho
Uma busca reversa na ferramenta Yandex por fragmentos da sequência viral levou ao mesmo vídeo publicado no YouTube em 24 de junho de 2023, com o título, em russo, “Ил-22М сбит в Воронежской области” (“IL-22M derrubado na região de Voronezh”, em tradução livre para o português).
O IL-22 é um modelo de avião que faz parte da frota da Força Aérea da Federação Russa.
Buscas avançadas no X (antes Twitter) e no Google com combinações das palavras-chave “IL-22” e “Wagner” levaram a vários conteúdos da imprensa (1, 2, 3, 4, 5) e publicações do final de junho de 2023 (1, 2) que associam essa sequência à derrubada de um avião russo pelo grupo Wagner, no contexto da rebelião do exército de mercenários contra Putin. A AFP não achou registros mais antigos do vídeo.
O Ministério da Defesa do Reino Unido se pronunciou sobre o incidente, mesmo que sem se referir à veracidade do registro: “Em 24 de junho, forças de defesa antiaérea da empresa militar privada Wagner supostamente derrubaram helicópteros militares russos e um avião de posto de comando aerotransportado Ilyushin Il-22M”, assinalou em sua conta no X em 29 de junho de 2023.
Segundo a agência aeronáutica russa Rosaviatsia, o avião em que Prigozhin viajava era um Embraer Legacy, de fabricação brasileira.
Referências
- Reportagens sobre a queda do avião IL-22M russo em junho de 2023 (1, 2, 3, 4, 5)
- Publicações no X sobre a queda do IL-22M em junho de 2023 (1, 2)
- Vídeo publicado no YouTube em 24 de junho de 2023
- Comunicado do Ministério da Defesa do Reino Unido de 29 de junho de 2023