Usuário que criticou Lula e ameaçou dividir o Brasil não tem relação com a Otan
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 30 de agosto de 2023 às 18:44
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Presidente do Comitê Europeu da Otan faz ataques a Lula e ameaça o Brasil”, diz a legenda de uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai, no YouTube, no X (antes Twitter) e no Telegram.
As postagens alegam que um oficial da Otan, chamado Günther Fehlinger, afirmou que dividiria o Brasil em retaliação à participação do país na reunião de cúpula do Brics, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto. Os usuários ainda compartilham mapas que representariam a divisão do país.
Em sua conta no X, Günther Fehlinger se apresenta como “presidente do Comitê Europeu para a expansão da Otan”. Enquanto acontecia a reunião do Brics, ele fez uma série de publicações criticando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a participação do Brasil no grupo.
Nas postagens, Fehlinger disse que iria convocar a “desmantelação” do Brasil se o presidente Lula se unisse ao “eixo hostil do Genocídio” (1, 2, 3) e compartilhou os mapas vistos em algumas das publicações virais.
Sem ligação com a Otan
O AFP Checamos não encontrou no site da Otan informações sobre o comitê que Fehlinger alega presidir.
Também não foi localizado nenhum site do comitê.
Procurada, a assessoria de imprensa da Otan informou que Fehlinger “não tem laços oficiais com a Otan” e que o comitê não faz parte da organização.
Ainda segundo a assessoria, “os pontos de vista e opiniões dele não refletem os da Organização. Qualquer afirmação de que a Otan planeja invadir ou dividir o Brasil é um completo disparate”.
Quem é Fehlinger?
No LinkedIn, Günther Fehlinger diz ser “presidente do Comitê austríaco para a adesão da Áustria, Kosovo, Bósnia, Ucrânia e União Europeia à Otan”. Os países listados não são membros da organização, que reúne 31 países que cooperam em questões políticas e de segurança.
De acordo com informações da imprensa austríaca, Fehlinger é um consultor de gestão que começou a recolher assinaturas em novembro de 2022 para um referendo de discussão parlamentar sobre a associação da Áustria à Otan.
A assessoria do Ministério Federal para Assuntos Europeus e Internacionais da Áustria comunicou ao AFP Checamos que Fehlinger “não é um funcionário público austríaco, nem o ‘Comitê Austríaco da Otan’ é uma entidade governamental”.
Depois da repercussão de suas publicações, Fehlinger explicou em seu perfil no X que não representa a Otan e que seu comitê é formado apenas por ele e seus tuítes.
As so many journalists from Brazil contact me, allow me to clarify
— Gunther Fehlinger (@GunterFehlinger) August 29, 2023
1. I am not representing NATO
2. NATO is not planning to break up Brazil nor any other country
3. My committee has no Army nor funding, it is just me and my tweets
4. Yes I hate Russian Genocide Putin
Referências
- Perfil de Günther Fehlinger no X
- Publicações de Günther Fehlinger no X (1, 2, 3)
- Perfil de Günther Fehlinger no LinkedIn
- Comitês oficiais da Otan
- Notícias sobre Fehlinger na imprensa austríaca (1, 2)
- Explicação de Fehlinger sobre seu comitê