Vídeo editado corta afirmações de senador dos EUA sobre a morte de russos na Ucrânia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 5 de junho de 2023 às 22:17
- 3 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Aqui a fala do senador americano Lindsey Graham (republicano), durante uma reunião com Zelenski, chamando a morte dos russos de "o mais bem-sucedido" desperdício de dinheiro dos EUA.’Os russos estão morrendo ... Nunca gastamos dinheiro tão bem’”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter, no Kwai, no TikTok e no Facebook junto a imagens de uma conversa entre Graham e Zelensky.
Conteúdo semelhante também circulou em espanhol, inglês e alemão.
O senador republicano Lindsey Graham se encontrou com Zelensky na Ucrânia em 26 de maio de 2023 para discutir a situação na frente de batalha e influenciar o apoio norte-americano no conflito.
A invasão russa ao território ucraniano teve início em fevereiro de 2022. Desde então, os Estados Unidos têm destinado importantes auxílios econômicos ao país.
Vídeo editado
Na gravação viral, de 11 segundos, quatro homens são vistos sentados em volta a uma mesa redonda. Entre eles estão Zelensky e Graham, frente a frente.
É possível ver Graham de costas dizendo “e os russos estão morrendo”. Imediatamente, em outro plano, o senador republicano aparece de frente afirmando “é o melhor dinheiro que já gastamos”. As imagens foram publicadas pelo governo ucraniano.
Após a publicação do vídeo, a Rússia emitiu uma ordem de prisão contra o senador norte-americano, levando a Presidência da Ucrânia a publicar um vídeo mais longo do momento, como informou a Reuters.
A versão mais longa da gravação também foi publicada pelo Daily Mail. Nela, ouve-se a conversa sem cortes:
Volodimir Zelensky: “Sabemos que desde o primeiro dia temos o seu apoio total, cerca de 38 bilhões. Um grande apoio, muito importante”.
Lindsey Graham: “O melhor dinheiro que já gastamos”.
Volodimir Zelensky: “Muito obrigado”.
Após esse diálogo, Graham elogia Zelensky, ressaltando que seu país o surpreende positivamente:
Lindsey Graham: “Me lembra a nossa melhor versão na América. Houve um tempo na América em que fomos desta forma. Lutando até a última pessoa. Seremos livres ou morreremos”.
Volodimir Zelensky: “Livres ou morreremos”.
Lindsey Graham: “Livres ou morreremos”.
Volodimir Zelensky: “E agora vocês são livres”.
Lindsey Graham: “Sim”.
Volodimir Zelensky: “E nós o seremos”.
Lindsey Graham: “E os russos estão morrendo".
Volodimir Zelensky: “Sim, mas eles vieram ao nosso território. Não estamos lutando no território deles”.
A AFP entrou em contato com a assessoria de imprensa do senador Graham e com o Ministério de Assuntos Exteriores da Ucrânia, mas não obteve resposta.
Em suas redes sociais, Graham não se referiu ao vídeo editado, embora tenha se manifestado sobre a ordem de prisão emitida pela Rússia contra ele, assegurando que a considera uma “medalha de honra”.