Vídeo mostra migrantes cruzando a fronteira na Espanha em 2022, não nos Estados Unidos em 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 16 de maio de 2023 às 22:05
- 4 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos, AFP Espanha, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Adrià LABORDA
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“FRONTEIRA DOS ESTADOS UNIDOS PARECE WALKING DEAD A CENA”, dizem usuários no Facebook, no TikTok e no Telegram, comentando sobre uma gravação de 12 segundos que retrata várias pessoas escalando uma cerca
Centenas de usuários compartilharam o vídeo falso no contexto anterior à expiração do Título 42. Essa medida, aprovada pelo ex-presidente Donald Trump, permitiu a expulsão imediata de migrantes sem visto ou documentação, incluindo solicitantes de asilo, devido à emergência sanitária do coronavírus.
Nos dias anteriores e diante da possibilidade da chegada em massa de migrantes devido ao fim da medida, em 12 de maio de 2023, o Pentágono reforçou a presença de tropas na fronteira sul para evitar um possível aumento da imigração. Desde a mudança da regra, a entrada de migrantes saídos do México caiu pela metade, segundo os Estados Unidos.
Publicações com o vídeo contendo legendas em espanhol, inglês, francês e russo, entre outros idiomas, também circularam. Elon Musk, proprietário do Twitter, chegou a interagir com uma postagem, perguntando se a cena era real.
No entanto, o vídeo não mostra um episódio de tensão na fronteira entre os Estados Unidos e o México, mas um caso registrado a mais de 8 mil quilômetros do estado norte-americano do Texas, mais de um ano antes.
Cerca em Melilla
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral, obtidos com a ferramenta InVid-We Verify*, levou a este vídeo publicado no YouTube e a este artigo no site marroquino Le1, com data de 2 de março de 2022, contendo a mesma filmagem.
Segundo o relatado, a cena aconteceu na fronteira entre Marrocos e Melilla, uma das duas cidades espanholas autônomas localizadas no norte da África. As imagens ilustram uma tentativa maciça de migrantes de origem subsaariana de pular a cerca na fronteira entre o Marrocos e a Espanha. Segundo a delegação do governo espanhol, das 2.500 pessoas que tentaram atravessar o portão, 491 alcançaram o objetivo.
No mesmo sentido, um porta-voz da Guarda Civil espanhola garantiu à AFP que “as imagens dos vídeos correspondem a Melilla” em “março de 2022”.
Usando detalhes da reportagem do Le1, a AFP localizou parte do vídeo em um trecho da fronteira ao longo da rodovia ML-300. Imagens do modo Street View no Google Maps mostram uma construção, a estrada e a paisagem que correspondem ao vídeo compartilhado nas redes:
Os distintivos e uniformes dos agentes vistos no vídeo, assim como as viaturas, também se assemelham aos da Guarda Civil espanhola. Trajes e veículos semelhantes aparecem em fotos tiradas pela AFP na fronteira de Melilla em 4 de março de 2022.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.