Vídeo que mostraria “Lula e Janja escorraçados” de shopping foi gravado em um protesto em 2018
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de maio de 2023 às 00:36
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lula e Janja sendo escorraçados do shopping Barra Salvador/BA”, lê-se no texto sobreposto ao vídeo compartilhado no TikTok, no Kwai, no Facebook, no Instagram e no Twitter.
O vídeo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.
A mesma gravação já havia circulado em 2022 como se mostrasse somente Lula sendo vaiado durante passeio a um shopping. Ambas as alegações são falsas, como verificado pelo AFP Checamos.
Protesto, sem presença de Lula
Uma pesquisa no Google por palavras-chave levou à mesma filmagem, publicada no YouTube em 22 janeiro de 2022. De acordo com a legenda da publicação, o episódio teria ocorrido em 2018.
“O vídeo em questão é real, foi gravado em 2018, no Shopping Barra – em Salvador (BA) – durante um ato que pedia a soltura do ex-presidente Lula da cadeia. Durante a manifestação, grupos contra e à favor do então presidiário se enfrentaram dentro do shopping”, diz o texto que acompanha a gravação.
Uma busca nas redes sociais do Shopping Barra, em Salvador, permitiu concluir que a gravação foi de fato feita no local (1, 2). Imagens do estabelecimento apresentam os mesmos elementos vistos no vídeo viralizado, como os balcões com vegetação pendente, os detalhes no piso e a forma dos elevadores, por exemplo:
Além disso, uma pesquisa no Google pelos termos “manifestação”, “shopping Barra” e “Lula” resultou em notícias a respeito do ato (1, 2, 3).
As matérias indicam que o ato foi organizado em 11 de agosto de 2018 pela soltura de Lula, que, em abril de 2018, havia sido preso no âmbito da Lava Jato. O petista foi solto em novembro de 2019, após passar cerca de um ano e meio encarcerado em Curitiba.
O vídeo viral, de fato, circula nas redes desde agosto de 2018, vinculado a outras alegações falsas.
Em janeiro de 2022, a assessoria de imprensa do Shopping Barra disse à AFP que o vídeo “foi realmente gravado no shopping Barra, embora não seja possível precisar a data em que ocorreu. Pelas imagens do mall, calculamos que tenha sido há 4 ou 5 anos”.