Bad Bunny entregou Grammy a ator, e não a menino detido pelo ICE em Minneapolis em janeiro de 2026
- Publicado em 11 de fevereiro de 2026 às 16:18
- 3 minutos de leitura
- Por Agustin BAGNASCO, AFP Argentina
- Tradução e adaptação AFP Brasil
O cantor Bad Bunny protagonizou em 8 de fevereiro de 2026 o espetáculo do intervalo do Super Bowl, nos Estados Unidos. Desde então, publicações visualizadas mais de 810 mil vezes nas redes sociais afirmam que, durante a transmissão, o artista teria entregado o seu prêmio Grammy para Liam Conejo Ramos, um menino de cinco anos detido em 31 de janeiro pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês). Mas isso é falso: a criança que recebeu a estatueta é o ator Lincoln Fox.
“Bad Bunny deu seu Grammy para Liam Conejo Ramos, o menino de 5 anos detido pelo ICE em janeiro e libertado depois dos protestos”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X e no TikTok.
Algumas postagens — que também circulam em inglês, espanhol, francês e turco — comparam as imagens de Liam Ramos sendo detido e de um menino com um prêmio Grammy nas mãos.
Em 8 de fevereiro de 2026, durante a 60ª edição do Super Bowl — principal evento de futebol americano nos Estados Unidos —, o cantor Bad Bunny celebrou a música e a cultura latinas. A apresentação aconteceu em meio a tensões políticas e sociais inflamadas pela campanha anti-imigração do presidente norte-americano Donald Trump.
O espetáculo ocorreu quase uma semana depois de o artista conquistar o Grammy de Álbum do Ano por “DeBÍ TiRAR MáS FOToS”. Em seu discurso de agradecimento, Bad Bunny declarou, em referência ao serviço de imigração dos Estados Unidos: “Fora ICE”.
Dias antes, em 20 de janeiro, Liam Conejo Ramos, de cinco anos, foi detido junto a seu pai em Minneapolis, durante uma operação de agentes do ICE destinada a deter e expulsar imigrantes sem documentos. Os dois foram libertados em 31 de janeiro.
No entanto, é falso que Ramos seja a criança que recebeu o Grammy de Bad Bunny no Super Bowl.
Lincoln Fox
No minuto 9:06 do show do intervalo do Super Bowl, é possível ver que Bad Bunny se aproxima de uma criança que estava assistindo televisão e entrega a ela uma estatueta do Grammy.
Uma busca reversa por fragmentos desse vídeo no Google conduziu a uma publicação de 9 de fevereiro no Instagram, feita pelo perfil de Lincoln Fox com a legenda, em inglês: “Um dia emocionante e inesquecível interpretando o jovem Benito — um momento simbólico em que o futuro entrega um Grammy ao passado. Um lembrete de que sonhos se tornam realidade e nunca é cedo demais para sonhar alto”.
A publicação finaliza: “Enviando amor a Liam Ramos. Todos nós merecemos paz e amor nos Estados Unidos, um país construído por e lar de tantos imigrantes que trabalham duro”.
A conta publicou outro vídeo que mostra, a partir do telão do estádio, o momento em que o menino aparece na cena. Na legenda, é indicado: “Lembrarei desse dia para sempre! @badbunnypr - foi a minha maior honra”.
O perfil também desmentiu que o menino era Liam Conejo Ramos, acrescentando em um comentário que, apesar de interpretar Benito, se enchia de alegria ao “saber que isso serviu para trazer Liam de volta aos holofotes, destacar sua história e lembrar ao mundo que as crianças nunca devem ser separadas de suas famílias”.
A AFP constatou que o perfil pertence à mesma pessoa que participou do Super Bowl. Nos destaques da conta, o menino é visto em diferentes projetos e audições.
O perfil de Fox compartilhou, em 9 de fevereiro, stories do Instagram que o mostram momentos antes de atuar no show do intervalo.
Contatado pela AFP, um porta-voz da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL, na sigla em inglês) confirmou que o menino que participou da apresentação era um ator.
Referências
- Vídeo do show do intervalo do Super Bowl publicado no YouTube
- Publicações de Lincoln Fox no Instagram (1, 2, 3)
- Artigo da AFP publicado pela CBS
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
