A foto de um dos “últimos gigantes” em 1901 foi criada por inteligência artificial
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 16 de maio de 2023 às 20:20
- 4 minutos de leitura
- Por Marin LEFEVRE, AFP Estados Unidos, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Nahiara S. ALONSO
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Último gigante da Noruega 1901”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no TikTok e no Kwai.
Conteúdo similar também circula em espanhol, francês e árabe.
Nas postagens compartilhadas, um homem alto, barbudo e corpulento pode ser visto caminhando por uma multidão de pessoas que não lhe dão atenção e não parecem surpresas com sua presença. O “gigante” é ainda mais alto do que as casas que o cercam.
Foto de arquivo falsa
Uma busca reversa pela imagem usando a ferramenta Google Fotos permitiu encontrar a suposta fotografia no site misskey.cloud, em que se vê a publicação de uma conta chamada @HoaxEye na rede social Mastodon.
Essa conta dedicada a verificar imagens garante que o registro não é autêntico: “Muitas pessoas parecem acreditar que já existiram gigantes na Terra. Esta foto foi criada pela inteligência artificial da Midjourney”. Ele aponta que a fonte da “foto” é um canal do Telegram russo dedicado a imagens criadas por inteligência artificial.
A AFP conseguiu identificar a imagem em uma mensagem publicada no dia 26 de abril de 2023 no aplicativo.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a foto do “gigante” foi publicada pela primeira vez no dia 26 de abril em um canal do Reddit dedicado a imagens criadas pelo Midjourney.
Jo Hedwig Teeuwisse, consultora da conta do Twitter “@FakeHistoryHunter” especializada em verificar falsificações históricas, explica que esse tipo de imagem apareceu em massa nas redes sociais em 2022, como disse à AFP em 10 de maio de 2023, mas que “o fato de as pessoas caírem cada vez mais na armadilha é recente”.
“As pessoas não esperam que se criem fotos antigas falsas, mas podem ficar um pouco mais desconfiadas quando olham para uma foto moderna”, disse Hedwig Teeuwisse, acrescentando que esses tipos de imagens são mais difíceis de olhar criticamente.
“Quando você olha para uma foto contemporânea, é muito mais fácil. Você reconhece as coisas porque seu cérebro e seus olhos estão acostumados a ver esses elementos todos os dias e seu instinto pode lhe dizer que algo não está certo”, disse.
Imagens criadas com inteligência artificial
Conforme detalhado neste artigo do AFP Checamos, alguns elementos podem indicar quando uma imagem foi gerada por IA, como detalhes nas mãos – já que a tecnologia tem dificuldade em gerar membros realistas – ou áreas borradas nas imagens.
No caso das fotos do gigante, sua mão direita parece ter apenas quatro dedos, incluindo um dedo indicador totalmente desproporcional. Vários rostos das pessoas que aparecem na multidão também estão distorcidos.
A AFP fez vários testes com a quinta versão do Midjourney para que a ferramenta criasse imagens semelhantes à fotografia que se tornou viral nas redes sociais. Os resultados renderam fotos com certas semelhanças com a imagem do “gigante”, como visto a seguir: mesma composição da fotografia, mesmos tons e mesmos rostos, às vezes distorcidos ou borrados.
Recorde Guinness do homem mais alto do mundo
O recorde do homem mais alto do mundo registrado é de Robert Wadlow, um norte-americano de 2,72 metros. Segundo o livro Guinness dos Recordes, Waldow nasceu em 1918 e faleceu em 1940.
Também segundo o livro, atualmente, o homem vivo mais alto do mundo é Sultan Kösen, um turco nascido em 1982 e que mede 2,47 metros.