Vídeo não mostra o transporte de mísseis nucleares russos na fronteira com a Finlândia

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

Pouco depois do ingresso da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em abril de 2023, um vídeo que supostamente mostra mísseis russos se deslocando em direção à fronteira com o país nórdico começou a circular nas redes sociais. No entanto, a geolocalização da gravação mostrou que o evento ocorreu em Kolchugino, a quase 1.000 quilômetros da Finlândia. Além disso, outras sequências e registros na imprensa mostram que veículos com armamento passam regularmente por essa cidade a caminho de desfiles militares em Moscou.

“Após a adesão da Finlândia à OTAN na fronteira de Vyborg , foram notadas instalações móveis de armas nucleares”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook. O conteúdo também circula no Kwai e no Twitter.

Outros usuários também afirmam que os veículos vistos na filmagem levariam “mísseis estratégicos móveis de Yars”, na área de Vyborg — ou Viburgo, em português — a pouco mais de 200 quilômetros da capital finlandesa.

Alegações semelhantes circulam em espanhol, francês, inglês, alemão e polonês.

Captura de tela feita em 4 de maio de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

A Finlândia tornou-se o 31º membro da Otan em 4 de abril de 2023. A ação foi descrita pelo Kremlin como um “atentado” contra os interesses da Rússia e houve ameaças de contramedidas.

A quase 1.000 quilômetros da Finlândia

Usuários nas redes sociais que comentaram o vídeo no Twitter (1, 2) rastrearam a sua localização exata, afirmando que o conteúdo teria sido gravado na localidade de Kolchugino, a nordeste de Moscou. Trata-se de uma viagem de 11 horas de Viburgo, a cidade citada nas publicações.

Captura de tela feita em 28 de abril de 2023 do Google Maps que mostra a rota por terra de Viburgo até Kolchugino ( .)

Outro usuário no Twitter publicou a localização exata do vídeo: 56.309722°, 39.378333°.

A AFP inseriu essas coordenadas no Google Maps e selecionou a opção Street View. Dessa forma, foi possível localizar o mesmo edifício de apartamentos e a mesma rua que são vistos nos vídeos compartilhados nas redes sociais.

Comparação de capturas de tela feita em 5 de maio de 2023 entre uma publicação do Facebook (E) e uma imagem do Google Street View ( .)

Utilizando o alfabeto russo, a AFP buscou no YouTube por “Kolchugino” e encontrou um vídeo de 2015, com cenas nas quais é possível ver o mesmo edifício com varandas verdes e veículos militares transportando mísseis com escolta policial. O título diz “Retorno de veículos do desfile em Moscou por Kolchugino 13.05.15”.

Uma busca similar usando a ferramenta de pesquisa Yandex levou a outro vídeo, publicado em 2014 na plataforma russa VKontakte, no qual se vê o mesmo prédio e veículos similares atravessando a rua Mira.

Outros indícios

Outro indício de que a sequência que circula em abril de 2023 não foi gravada na fronteira finlandesa é a placa de um automóvel estacionado, cujo número é A 434 TY 33.

Captura de tela feita em 5 de maio de 2023 de um vídeo no Facebook mostrando a placa de um automóvel ( .)

Em um blog chamado “Russia Beyond”, dedicado à divulgação da cultura russa, existe uma seção sobre placas de automóveis. Nela, é explicado que a identificação russa começa com uma letra, seguida de três números e mais duas letras. Ao lado, há um quadrado separado por uma linha, a bandeira russa e a abreviação “RUS”. O número que aparece sobre a bandeira indica a região onde o carro foi matriculado.

De acordo com as informações fornecidas por esse artigo, o número 33 na placa do veículo estacionado corresponde ao Oblast de Vladimir, perto de Moscou, onde está localizada a cidade de Kolchugino

Desfiles em Moscou

Novas buscas no Google revelaram que os veículos militares vistos no vídeo viral geralmente passam por Kolchugino durante os desfiles e ensaios do Dia da Vitória em Moscou, celebrado todo 9 de maio.

Sistema de mísseis balísticos intercontinentais russos Yars RS-24 na Praça Vermelha durante o desfile militar do Dia da Vitória em Moscou em 9 de maio de 2021 ( AFP / Dimitar Dilkoff)

Ao pesquisar a expressão “foguetes de Kolchugino” em russo no motor de busca Yandex, a AFP encontrou um artigo de 2020 no qual é dito que veículos militares atravessaram a cidade a caminho de um desfile na Praça Vermelha de Moscou.

Esses veículos transportam, de fato, mísseis balísticos Yars. Essas armas, de 22,5 metros de largura e dois metros de diâmetro, são capazes de carregar uma ogiva nuclear e têm um alcance de 10.500 quilômetros.

Referências

Tradução e adaptação
Conflito ucraniano-russo