Vídeo não mostra o transporte de mísseis nucleares russos na fronteira com a Finlândia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 5 de maio de 2023 às 18:37
- 5 minutos de leitura
- Por Natalia SAWKA, AFP Polônia, AFP Argentina, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Martín RASCHINSKY
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Após a adesão da Finlândia à OTAN na fronteira de Vyborg , foram notadas instalações móveis de armas nucleares”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook. O conteúdo também circula no Kwai e no Twitter.
Outros usuários também afirmam que os veículos vistos na filmagem levariam “mísseis estratégicos móveis de Yars”, na área de Vyborg — ou Viburgo, em português — a pouco mais de 200 quilômetros da capital finlandesa.
Alegações semelhantes circulam em espanhol, francês, inglês, alemão e polonês.
A Finlândia tornou-se o 31º membro da Otan em 4 de abril de 2023. A ação foi descrita pelo Kremlin como um “atentado” contra os interesses da Rússia e houve ameaças de contramedidas.
A quase 1.000 quilômetros da Finlândia
Usuários nas redes sociais que comentaram o vídeo no Twitter (1, 2) rastrearam a sua localização exata, afirmando que o conteúdo teria sido gravado na localidade de Kolchugino, a nordeste de Moscou. Trata-se de uma viagem de 11 horas de Viburgo, a cidade citada nas publicações.
Outro usuário no Twitter publicou a localização exata do vídeo: 56.309722°, 39.378333°.
A AFP inseriu essas coordenadas no Google Maps e selecionou a opção Street View. Dessa forma, foi possível localizar o mesmo edifício de apartamentos e a mesma rua que são vistos nos vídeos compartilhados nas redes sociais.
Utilizando o alfabeto russo, a AFP buscou no YouTube por “Kolchugino” e encontrou um vídeo de 2015, com cenas nas quais é possível ver o mesmo edifício com varandas verdes e veículos militares transportando mísseis com escolta policial. O título diz “Retorno de veículos do desfile em Moscou por Kolchugino 13.05.15”.
Uma busca similar usando a ferramenta de pesquisa Yandex levou a outro vídeo, publicado em 2014 na plataforma russa VKontakte, no qual se vê o mesmo prédio e veículos similares atravessando a rua Mira.
Outros indícios
Outro indício de que a sequência que circula em abril de 2023 não foi gravada na fronteira finlandesa é a placa de um automóvel estacionado, cujo número é A 434 TY 33.
Em um blog chamado “Russia Beyond”, dedicado à divulgação da cultura russa, existe uma seção sobre placas de automóveis. Nela, é explicado que a identificação russa começa com uma letra, seguida de três números e mais duas letras. Ao lado, há um quadrado separado por uma linha, a bandeira russa e a abreviação “RUS”. O número que aparece sobre a bandeira indica a região onde o carro foi matriculado.
De acordo com as informações fornecidas por esse artigo, o número 33 na placa do veículo estacionado corresponde ao Oblast de Vladimir, perto de Moscou, onde está localizada a cidade de Kolchugino
Desfiles em Moscou
Novas buscas no Google revelaram que os veículos militares vistos no vídeo viral geralmente passam por Kolchugino durante os desfiles e ensaios do Dia da Vitória em Moscou, celebrado todo 9 de maio.
Ao pesquisar a expressão “foguetes de Kolchugino” em russo no motor de busca Yandex, a AFP encontrou um artigo de 2020 no qual é dito que veículos militares atravessaram a cidade a caminho de um desfile na Praça Vermelha de Moscou.
Esses veículos transportam, de fato, mísseis balísticos Yars. Essas armas, de 22,5 metros de largura e dois metros de diâmetro, são capazes de carregar uma ogiva nuclear e têm um alcance de 10.500 quilômetros.
Referências
- Geolocalização de Kolchugino por usuários do Twitter (1, 2)
- Vista da rua em Kolchugino no Google Street View
- Vídeo de 2015 em Kolchugino no YouTube
- Vídeo de 2014 na plataforma VKontakte
- Explicação placas russas
- Artigo no zebra-tv.ru