Imagem de biblioteca em ponto de ônibus foi gerada por inteligência artificial

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 5 de maio de 2023 às 20:23
  • Atualizado em 26 de abril de 2024 às 21:22
  • 6 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A foto de uma biblioteca em um ponto de ônibus não foi feita na Alemanha nem na Bélgica, diferentemente do que alegam publicações compartilhadas mais de 9,5 mil vezes nas redes sociais desde pelo menos 9 de abril de 2023. A imagem, na verdade, foi criada por um estúdio de design por meio de inteligência artificial. 

“Estação de ônibus com biblioteca na Bélgica! Em alguns lugares você ainda encontra pessoas que valorizam os livros e não estão grudadas no celular todo o tempo”, diz o trecho de uma das publicações compartilhadas no Facebook e no Twitter.  

Outros usuários (1, 2) afirmam que a suposta instalação fica em Bremen, na Alemanha: “Livros em todo lugar. Ponto de ônibus pode ser um. Esta ‘bus station’ fica em Bremen - Alemanha”.

Image
Captura de tela feita em 4 de maio de 2023 de uma publicação no Facebook (.)

Entretanto, a imagem de um ponto de ônibus contornado por livros não foi feita em nenhum dos dois países. 

Uma busca reversa no Google pela foto viral levou a um artigo publicado em 12 de abril de 2023 no site da revista espanhola designboom

A matéria contém fotos de diferentes ângulos da suposta biblioteca integrada ao ponto de ônibus, e o seu texto aborda como o estúdio de design Ulises tem explorado a inteligência artificial (IA) para propor projetos “inovadores e frequentemente surrealistas”. 

“O projeto mais recente do estúdio de design digital com sede em Berlim prevê paisagens urbanas planejadas com infraestrutura inflável que se transforma em bibliotecas públicas”, informa o veículo especializado. 

O texto acrescenta que a série “Cultural Constellations” de bibliotecas infláveis projetada pelo Ulises foi desenvolvida por meio da Midjourney, uma ferramenta de geração de imagens por inteligência artificial. 

Em sua conta no Instagram, o estúdio Ulises — cujo nome de usuário @ulises.ai faz uma referência ao uso da inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) — publicou, em 3 de abril de 2023, uma série de imagens que inclui aquela viralizada nas redes:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ulises (@ulises.ai)

Nos comentários da publicação, um usuário perguntou qual foi a ferramenta de inteligência artificial utilizada. O estúdio respondeu: “midjourney!”. A conta @midjourney.architecture, dedicada a compartilhar projetos de arquitetura criados com a plataforma, também foi marcada na publicação feita pelo Ulises. 

Imagem tem sinais de que foi gerada por inteligência artificial

Como a AFP explicou neste texto, não existe, até o momento, uma ferramenta capaz de identificar com certeza imagens geradas por inteligência artificial, embora algumas inconsistências visuais indiquem a manipulação.

“A inteligência artificial mescla essas imagens de seu banco de dados, as desconstrói e depois reconstrói uma foto pixel por pixel, o que significa que na renderização final não notamos mais a diferença entre as imagens originais”, explicou à AFP em 21 de março Vincent Terrasi, cofundador da Draft & Goal, startup que lançou um detector de conteúdo gerado por inteligência artificial para universidades.

Mesmo com essas dificuldades, uma das ferramentas ainda em desenvolvimento para detectar esse tipo de montagem apontou indícios de inteligência artificial na foto viral.

Além disso, é possível identificar inconsistências visuais na imagem compartilhada nas redes que indicam uma criação feita a partir dessa tecnologia, na medida em que os geradores de imagens costumam deixar assimetrias.

Observando atentamente a foto viral, assim como a publicada pelo Ulises, nota-se que as pessoas não são reais. Algumas têm pernas desproporcionais, outras não possuem os membros inferiores ou mãos. 

Image
Captura de tela feita em 4 de maio de 2023 de uma publicação no Facebook (.)

Referências

Atualiza metadados
26 de abril de 2024 Atualiza metadados

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco