
Tuítes entre Greta Thunberg e Andrew Tate não “localizaram” o influenciador antes de sua prisão
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de janeiro de 2023 às 17:13
- 5 minutos de leitura
- Por Alexis ORSINI, Juliette MANSOUR, AFP França, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Sério, é absurdo demais até pra roteiro de um filme: o cara é procurado pela polícia romena, faz um twit provocando a greta thunberg, leva uma invertida humilhante, faz um vídeo ridículo de resposta e a polícia vê pela caixa de pizza que ele está na romênia e vai lá e prende”, diz uma publicação no Twitter.
A alegação, que soma mais de 10 mil compartilhamentos, também circula no Facebook e em outros idiomas, como francês e espanhol.

A prisão pelas autoridades romenas do influenciador britânico Andrew Tate e de seu irmão Tristan, em 29 de dezembro de 2022, suspeitos de tráfico humano, estupro e formação de quadrilha, deu origem a uma infinidade de comentários nas redes sociais alegando que a operação foi possibilitada pela ativista climática sueca Greta Thunberg.
Em 27 de dezembro, Andrew Tate teve uma discussão acalorada, que viralizou, com Greta Thunberg no Twitter. O kickboxer britânico e ex-participante do programa de televisão Big Brother, conhecido por divulgar teses machistas nas redes sociais, se vangloriou por suas emissões de gás de efeito estufa com a sua coleção de carros de alta cilindrada. A provocação teve uma resposta da ativista de 19 anos:
yes, please do enlighten me. email me at smalldickenergy@getalife.com https://t.co/V8geeVvEvg
— Greta Thunberg (@GretaThunberg) December 28, 2022
Em reação, Andrew Tate publicou um vídeo ironizando Thunberg no qual recebia pizzas após ter garantido que fossem entregues a ele “em caixas não recicladas”. Nas imagens pode-se ver a escrita em romeno “descarcă aplicația” ao lado do logotipo da marca Jerry's Pizza.

No dia seguinte à prisão de Andrew Tate, a ativista sueca tuitou: “Isso é o que acontece quando você não recicla suas caixas de pizza”, em uma publicação que teve mais de 3,5 milhões de curtidas.
A mensagem ajudou a alimentar a especulação de que Tate havia sido “localizado” pelas autoridades romenas graças à embalagem.
A teoria começou a se espalhar em 29 de dezembro, depois de uma série de tuítes de uma advogada que leciona na Harvard Law School. Ela disse que as autoridades romenas “tinham consultado as publicações [de Andrew Tate] nas redes sociais”, segundo uma fonte próxima à investigação citada em um artigo do veículo de comunicação romeno Gândul, e que a caixa de pizza teria permitido “confirmar que ele estava [na Romênia]”.
Um boato negado pelo Ministério Público romeno e por Greta Thunberg
O Ministério Público romeno negou que a discussão entre Greta Thunberg e o influenciador pudesse ter levado à sua localização. “Não há relação”, disse à AFP em 30 de dezembro a porta-voz do Ministério Público antimáfia DIICOT Ramona Bolla.
“Para determinar se uma pessoa está no país ou não, usamos métodos diferentes. O fato de [Andrew Tate] ter postado um vídeo naquela noite mostrando uma caixa da Jerry's Pizza apenas confirmou o que já sabíamos”, acrescentou, detalhando que “os mandados de prisão e busca” já estavam prontos.
O Ministério Público investiga Andrew Tate desde o início de 2021 e já havia feito buscas em sua casa em abril de 2022.
Contatado pela AFP em 30 de dezembro, o assessor de imprensa de Greta Thunberg disse que o tuíte da ativista sobre a reciclagem de caixas de pizza era “uma piada” e que ela não “não estava em contato com as autoridades romenas”.
A advogada que relacionou as embalagens de pizza à prisão de Andrew Tate publicou uma sequência de tuítes explicando e reconhecendo “algumas críticas justificadas” à confusão causada por sua colocação inicial.
Antes da publicação do vídeo que mostrava as caixas de pizzas, já havia indícios de que Andrew Tate esteve na Romênia sem se esconder. Em 25 de dezembro, por exemplo, ele tuitou o vídeo de uma paisagem montanhosa acompanhado da legenda “Romênia”.
Apesar de não ter sido possível precisar a data das imagens, a AFP pôde estabelecer que elas foram registradas na estrada romena Transfăgărașan, que atravessa os Cárpatos. É possível identificar o local usando o Google Street View, como mostra a comparação entre o tuíte de Andrew Tate (à esquerda) e a visualização do buscador (à direita):

O Google Street View também mostra a casa que aparece mais à frente no vídeo de Tate, perto de onde a filmagem parece ter sido feita:
