Vídeo de 2016 circula como se mostrasse tanques russos enviados ao Brasil em 2022
- Este artigo tem mais de dois anos.
- Publicado em 26 de dezembro de 2022 às 21:28
- Atualizado em 29 de dezembro de 2022 às 16:19
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Tanques Russos de Guerra chegando no porto de Santos!! Deslocamento para outra região. As últimas bolas para árvore de natal”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter. O conteúdo circula também no Facebook, no TikTok e no Kwai, com maior duração.
Desde a vitória de Lula no pleito de 30 de outubro, apoiadores do atual mandatário, Jair Bolsonaro, que tentou a reeleição, questionam o resultado e pedem uma “intervenção” para impedir a posse do petista. Conteúdos de teor semelhante já foram verificados pelo AFP Checamos (1, 2, 3).
O vídeo mostra uma fila de caminhões transportando tanques militares em uma estrada. Nos segundos finais, a filmagem mostra os veículos com os equipamentos cruzando uma ponte.
Nos comentários de uma das publicações, porém, usuários apontaram que o vídeo seria antigo, e incluíram um link para uma sequência no YouTube de 2016 intitulada: “Blindados doados E.U.A. - Transporte do Porto de Paranaguá a Curitiba”.
“Carretas do Exército Brasileiro (5º B Log) transportando blindados doados pelo Exército Americano”, informava a descrição do vídeo.
De fato, os mesmos trechos mostrados no vídeo viral compartilhado no Twitter podem ser vistos no conteúdo publicado em 24 de setembro de 2016, a partir de 2 minutos e 40 segundos de vídeo, aproximadamente. Já a versão mais longa do vídeo, compartilhada no Facebook e em outras redes, pode ser vista logo no começo:
Uma pesquisa pelo vídeo nos perfis oficiais do Exército brasileiro no Twitter, no Facebook e no YouTube não trouxe resultados.
Porém, uma pesquisa pela palavra-chave “tanques” no site oficial do Porto de Paranaguá, citado no título do vídeo publicado em 2016, levou a uma notícia de 19 de setembro daquele ano a respeito de um carregamento de 52 veículos blindados doados pelo Exército norte-americano para uso do Exército Brasileiro que seriam transportados para Curitiba.
Procurada pelo AFP Checamos, a Autoridade Portuária de Santos, ou Santos Port Authority (SPA), que administra o Porto de Santos, informou em 26 de dezembro que “não houve movimentação de tanques no Porto de Santos em dezembro e as imagens no vídeo anexo não se referem a operações no Porto de Santos”.
29 de dezembro de 2022 Corrige a data no sétimo parágrafo.
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
