Filmagem retrata hasteamento da bandeira-insígnia da Presidência, de cor verde, não preta

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 23 de dezembro de 2022 às 20:09
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O estandarte que aparece em um vídeo viral é a bandeira-insígnia da Presidência, de cor verde, e não preta, como afirmam usuários desde 20 de dezembro de 2022. As imagens, que somam mais de um milhão de reproduções, mostram uma cerimônia de arriamento da flâmula no Palácio da Alvorada, comum para indicar a presença do presidente no local. Portanto, não há qualquer relação com os símbolos de guerra sugeridos em publicações.

“A bandeira do Brasil foi retirada pelos Dragões da Independência do Palavio da Alvorada (casa do Presidente) e foi asteada a bandeira preta que significa que foi decretada início da guerra até qdo durar”, diz a legenda de uma publicação compartilhada no Facebook com um vídeo que mostra a bandeira sendo hasteada.

Conteúdo similar circula no TikTok, no Twitter e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 22 de dezembro de 2022 de uma publicação no Facebook ( .)

O vídeo que viraliza nas redes é um recorte de uma transmissão ao vivo feita em 19 de dezembro de 2022 por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma busca no YouTube pelo título inscrito mostra a sua íntegra, com a cena de hasteamento da suposta bandeira preta aparecendo às duas horas e dois minutos da gravação.

Embora a filmagem contra a luz possa dar a percepção de que a bandeira seja preta, outros trechos do vídeo mostram que sua cor é verde.

O significado também não tem relação com “guerra”, como afirmam as publicações. “A bandeira hasteada é a bandeira-insígnia da Presidência na cor verde”, informou a assessoria de imprensa do Exército à AFP. “Ela traz o Brasão da República e é hasteada corriqueiramente para indicar a presença do Presidente da República no Palácio da Alvorada”.

Uma comparação entre outros trechos do vídeo e uma imagem da bandeira no site do Planalto mostra os elementos comuns:

Image
Comparação feita em 22 de dezembro de 2022 entre a bandeira mostrada na transmissão ao vivo e sua imagem no site do Planalto ( .)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco