Filmagem retrata hasteamento da bandeira-insígnia da Presidência, de cor verde, não preta
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 23 de dezembro de 2022 às 20:09
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A bandeira do Brasil foi retirada pelos Dragões da Independência do Palavio da Alvorada (casa do Presidente) e foi asteada a bandeira preta que significa que foi decretada início da guerra até qdo durar”, diz a legenda de uma publicação compartilhada no Facebook com um vídeo que mostra a bandeira sendo hasteada.
Conteúdo similar circula no TikTok, no Twitter e no Kwai.
O vídeo que viraliza nas redes é um recorte de uma transmissão ao vivo feita em 19 de dezembro de 2022 por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma busca no YouTube pelo título inscrito mostra a sua íntegra, com a cena de hasteamento da suposta bandeira preta aparecendo às duas horas e dois minutos da gravação.
Embora a filmagem contra a luz possa dar a percepção de que a bandeira seja preta, outros trechos do vídeo mostram que sua cor é verde.
O significado também não tem relação com “guerra”, como afirmam as publicações. “A bandeira hasteada é a bandeira-insígnia da Presidência na cor verde”, informou a assessoria de imprensa do Exército à AFP. “Ela traz o Brasão da República e é hasteada corriqueiramente para indicar a presença do Presidente da República no Palácio da Alvorada”.
Uma comparação entre outros trechos do vídeo e uma imagem da bandeira no site do Planalto mostra os elementos comuns: