Fala de Lula sobre “bife de soja” foi editada; ele descrevia opções de lazer para a população

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

Em um vídeo que soma mais de 6 milhões de visualizações nas redes, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece afirmar que não prometeu churrasco para a população, mas a possibilidade de se comer bife de soja e pastel de caju. Mas sua fala foi editada de forma a inferir um sentido diferente do declarado. Lula disse que, com a recuperação da economia, o povo poderia ter atividades de lazer como um churrasco com cerveja. Em seguida, indicou possíveis alternativas para quem não gostasse dessas opções: bife de soja ou pastel de caju, no primeiro caso, e refrigerante ou água, no segundo.

“Sorria, você foi enganado pelo conto da picanha. Agora come bife de soja e faz o L!”, diz a legenda publicada por Carlos Jordy, deputado federal e aliado de Jair Bolsonaro (PL).

No vídeo, compartilhado também por outros usuários no Instagram, no TikTok e no Twitter e enviado ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação, Lula aparece dizendo: “Na verdade eu não estou prometendo churrasco (...) A gente vai voltar a recuperar a economia desse país para que o povo possa… Pode comer um bife de soja, um pastel de caju, qualquer coisa”.

Captura de tela feita em 2 de dezembro de 2022 de uma publicação no Facebook

O vídeo viraliza após Lula ter prometido, durante a campanha presidencial, que em seu governo a população voltaria a fazer churrascos com picanha e cerveja.

Mas ao consultar a íntegra da transmissão é possível perceber que o presidente eleito não se contradisse.

Uma busca no Google por trechos da fala viral mostra que o registro foi tirado de uma entrevista de Lula ao podcast Desce a Letra Show em 23 de outubro de 2022 e editado, unindo dois trechos diferentes do que dizia o presidente eleito.

A partir do minuto 27:18 é possível ver a fala completa, em que Lula defende que, com a recuperação da economia, a população terá mais opções de lazer, como um churrasco com cerveja. Ele indica possíveis alternativas para essas opções, como água ou refrigerante e bife de soja ou pastel de caju, mas ressalta que o importante é “despertar no povo o interesse de fazer as coisas que eles gostam de fazer”.

O trecho que circula nas redes junta duas partes distintas da fala de Lula para inferir um sentido diferente do declarado por ele. Veja a seguir a transcrição do comentário completo com destaque em negrito nos trechos recortados:

“Na verdade eu não estou prometendo churrasco [entrevistador: você não vai fazer um churrascão no quintal, não?] A gente vai voltar a recuperar a economia desse país para que o povo possa, sabe, num final de semana, convocar a família e comer um churrasquinho e tomar uma cerveja. Quem não gosta de cerveja pode tomar refrigerante ou água. Quem não gosta de carne pode comer um bife de soja, um pastel de caju, qualquer coisa. Mas o que é importante, gente, é que a gente tem que despertar no povo o interesse de fazer as coisas que eles gostam de fazer. A vida não é só sofrimento”.

O corte entre os dois trechos também fica perceptível aos 16 segundos do vídeo viral.

2 de dezembro de 2022 Adiciona espaço no penúltimo parágrafo
Eleições 2022