
Vídeo de Netanyahu em Brasília em 2019 circula como demonstração de apoio a Bolsonaro em 2022
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 6 de dezembro de 2022 às 17:39
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Presidente de Israel veio se reunir com Bolsonaro pra deixar bem claro que pode contar com as forças armadas do País. O comunismo não vai ter sucesso no Brasil”, diz uma das publicações no Twitter. Conteúdo semelhante circula no Facebook, TikTok e Kwai.

A gravação mostra Benjamin Netanyahu descendo de um veículo em Brasília e acenando para uma multidão que grita “Israel” repetidas vezes.
A filmagem circula após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter vencido a eleição presidencial em 2022, na qual o atual presidente Jair Bolsonaro tentou se reeleger. Desde o resultado, apoiadores do mandatário protestam e contestam a vitória de Lula.
Já Netanyahu, que foi primeiro-ministro de Israel de 1996 a 1999 e de 2009 a 2021, retornará ao cargo após ter vencido as eleições legislativas de 1º de novembro de 2022.
Uma busca reversa pelas imagens do vídeo, porém, levou a uma gravação semelhante publicada pelo canal de notícias israelense N12 em sua página no Facebook em 2 de janeiro de 2019, intitulada: “As calorosas boas-vindas a Netanyahu no Brasil”, em tradução livre do hebraico. Na sequência, também é possível escutar os gritos de “Israel”.
Nessa mesma data, Netanyahu publicou uma foto em seu perfil oficial nas redes sociais com a legenda: “Obrigado, Brasil! Quanto amor por Israel”.
Uma busca por palavras-chave no Twitter localizou uma versão mais longa do mesmo vídeo viral, publicada também em 2 de janeiro de 2019:
"Brasil, obrigado por seu tremendo amor por Israel", diz o primeiro-ministro de Israel, Benjamin @Netanyahu. pic.twitter.com/hrhDCmrRF1
— Conexão Política (@conexaopolitica) January 2, 2019
À época, a vinda do então primeiro-ministro de Israel ao Brasil para a posse de Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019, foi noticiada por veículos de imprensa e pelo site da embaixada de Israel no Brasil (1, 2).
Uma pesquisa no Google por “Netanyahu” e “Brasil” no Google não trouxe resultados atuais. Além disso, uma consulta à agenda do presidente da República também não mostra qualquer compromisso oficial com o premiê israelense designado.