Vídeo do Jornal Nacional foi adulterado para mostrar Jair Bolsonaro à frente de Lula no 2º turno
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 10 de outubro de 2022 às 22:04
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Fala a verdade ou perde a concessão, não é?”, diz a legenda de uma das publicações que circulam no Facebook, Twitter, Kwai, TikTok e Instagram com o vídeo.
Na gravação, os apresentadores mostram dois gráficos no qual Jair Bolsonaro está à frente de Lula tanto nas intenções de voto totais (51% a 43%) quanto nas intenções de voto válidos (55% a 45%). A fonte dos supostos dados seria a pesquisa divulgada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) em 5 de outubro de 2022.
Contudo, quem estava à frente nesse levantamento era o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma busca pelas palavras-chave “pesquisa”, “Ipec”, “5 de outubro” e “Jornal Nacional” levou ao vídeo original publicado no site do noticiário. Ao assistir a reportagem verdadeira, fica claro que o áudio dos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos, assim como os gráficos que mostram os percentuais da pesquisa, foram manipulados para inverter as porcentagens na versão que circula nas redes.
Assim, quando um dos apresentadores mostra os números de Bolsonaro, na verdade, são os números de Lula que estão sendo divulgados.
O primeiro gráfico mostra Lula à frente nas intenções de voto totais, com 51%, enquanto Bolsonaro alcança 43%, como visto abaixo.
De maneira semelhante, no segundo gráfico, Lula também aparece à frente de Bolsonaro em votos válidos, quando são descartados os percentuais de brancos e nulos, e daqueles que não souberam responder ou não responderam.
Uma busca pela pesquisa no site do Ipec permitiu encontrar o resultado e confirmar que os números divulgados originalmente pelo Jornal Nacional estão corretos.
O AFP Checamos verificou um conteúdo semelhante antes do primeiro turno das eleições de 2022.