Uma mulher participa em em 15 de setembro de 2022, em Brasília, da simulação de votação para testar o novo modelo da urna eletrônica que será usado nas eleições de outubro (Sérgio Lima/AFP) ( AFP / SERGIO LIMA)

Apenas cinco estados do Brasil votarão das 7h às 16h, para acompanhar o fuso de Brasília

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Em 2022, a votação acontecerá em todo o Brasil de acordo com o horário de Brasília. Por isso, os eleitores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e de 51 municípios do Amazonas irão às urnas das 7h às 16h, para iniciar e encerrar a votação junto à capital federal. Mas uma imagem com esse horário foi compartilhada sem esse contexto dezenas de vezes nas redes desde pelo menos 27 de setembro de 2022, alertando usuários de todo o país sobre a “mudança de horário”. Os eleitores residentes em estados com o fuso horário do Distrito Federal devem votar das 8h às 17h.

“Informem para seus familiares, grupos de amigos, nas redes sociais, igrejas.. Muitas pessoas não sabem da mudança no horário de votação”, diz a mensagem compartilhada no Facebook e no Instagram junto a uma captura de tela onde se lê que a votação tem início às 7 horas da manhã e final previsto para as 16 horas.

O conteúdo também circula no Telegram e chegou ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.

Captura de tela feita em 28 de setembro de 2022 de uma publicação no Facebook ( .)

Uma busca reversa pela imagem viralizada leva ao site do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso, que informa que o horário de comparecimento às urnas das eleições de 2022 nesse estado ocorrerá das 7h às 16h.

De fato, nas capturas compartilhadas sem contexto pode-se observar a marca do TRE-MT.

Esse horário do Mato Grosso decorre de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 14 dezembro de 2021, pela uniformização do horário de votação em todo o país, tomando como base o horário de Brasília.

Além de mato-grossenses, eleitores do Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e de 51 municípios do Amazonas terão a votação iniciada e finalizada uma hora antes.

Já no Acre e em outros 11 municípios do Amazonas, a votação começará duas horas mais cedo, às 6h, encerrando às 15h. Em Fernando de Noronha o pleito terá início uma hora mais tarde, às 9h, sendo encerrado às 18h.

Os horários de todos os estados podem ser verificados neste mapa do TSE:

Captura de tela feita em 28 de setembro de 2022 do site do TSE ( .)
Eleições 2022