Imagem de Flávio Bolsonaro com uma camisa contra nordestinos é montagem
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 6 de setembro de 2022 às 19:33
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Leiam o que está escrito na camisa do filho do bozo: ‘Movimento nordestinos voltem para casa - o Rio não é lugar para jegue’”, dizem as mensagens, acompanhadas da fotografia, compartilhada no Twitter, Facebook, Instagram, TikTok e Kwai. O conteúdo, que circula nas redes desde 2018, foi encaminhado para análise ao WhatsApp do AFP Checamos.
Uma busca reversa pela imagem no Google mostrou como resultado uma reportagem de 2 de outubro de 2016 do portal g1, do Grupo Globo, que contém a foto viralizada, porém sem a mensagem contra nordestinos na camisa de Flávio Bolsonaro:
A legenda da foto na matéria informa que a imagem foi feita quando Flávio Bolsonaro, que naquele ano era candidato à prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido Social Cristão (PSC), foi registrar seu voto no bairro carioca da Tijuca durante as eleições municipais de 2016. Na imagem original, o então candidato traz em sua camisa um adesivo desse partido, com o número 20. O primeiro turno do pleito ocorreu em 2 de outubro daquele ano.
Na reportagem, a foto é creditada a Fernanda Rouvenat, do g1 Rio.
A jornalista também publicou o registro em seu perfil oficial no Twitter, na mesma data de publicação da reportagem do g1.
Flávio Bolsonaro chega para votar na Tijuca #Eleições2016#G1pic.twitter.com/Db31JbNpfL
— Fernanda Rouvenat (@frouvenat) October 2, 2016
Outros registros publicados pelo mesmo portal de notícias no primeiro turno das eleições de 2016 mostram o atual senador Flávio Bolsonaro usando a mesma camisa azul, sem nenhuma estampa:
O senador também publicou uma mensagem em outubro de 2018 em seu perfil oficial no Twitter afirmando que a imagem viral, com a mensagem, é uma montagem:
Mais uma Fake News!
— Flavio Bolsonaro #B22 (@FlavioBolsonaro) October 5, 2018
Me ajudem a divulgar, por favor!#FlavioBolsonaroSenador177pic.twitter.com/L1Lq7vItDu
Este conteúdo também foi verificado pelo Fato ou Fake, Agência Lupa, Boatos.org, Estadão Verifica e Aos Fatos.