
Vídeo não mostra ataque em Sergipe a apoiadores de Lula, mas sim a profissionais da imprensa
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 6 de setembro de 2022 às 17:35
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“EM SERGIPE TRIO ELÉTRICO DE APOIADORES DE LULA É EXPULSA A BASE DE OVADAS”, escreveu um usuário ao compartilhar o registro no Facebook. O conteúdo também circula no TikTok e Kwai.
“Urgente. Em Sergipe trio elétrico de apoiadores de Lula é expulso a base de ovadas e pedradas. E mesmo sendo contra a polícia, pedem arrego”, diz a frase sobreposta à gravação.

Uma busca pelas palavras-chave “Sergipe” e “pedrada” levou a uma reportagem veiculada pelo portal de notícias g1 em 4 de julho de 2022 com o título: “Jornalistas são atacados com pedradas durante cobertura de festa em Capela”.
Violência contra jornalistas
O texto é acompanhado por um vídeo que mostra jornalistas e cinegrafistas sendo agredidos enquanto cobriam o encerramento da 83ª edição da Festa do Mastro na cidade sergipana.
Uma comparação entre o vídeo veiculado no site do g1 com a gravação que circula nas redes sociais permite identificar os mesmos elementos, mostrando que se trata do mesmo episódio.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) publicaram uma nota de repúdio conjunta no dia seguinte às agressões.
A TV Atalaia (1, 2) registrou o momento em que seus profissionais foram atacados e publicou a cena em suas redes: “Hoje, a nossa equipe passou por uma situação triste durante a cobertura da festa em Capela. Nós da @tvatalaia e equipe @portala8se mostramos a festa que é linda e muito tradicional, mas infelizmente precisamos repudiar a atitude de algumas pessoas que estavam no local”.
Na mesma data, um jornal local também registrou a agressão: “Equipe da Tv Atalaia, juntamente com outras pessoas, são apedrejadas durante a Festa do Mastro em Capela”.
A prefeitura da cidade também condenou as agressões: “A Prefeitura de Capela vem a público se solidarizar com as equipes de reportagem da TV Atalaia e TV Sergipe, que infelizmente, foram agredidas por uma minoria que busca o tumulto e o desrespeita às tradições do município. Reiteramos que não compactuamos com a violência sofrida pela imprensa durante a cobertura da Festa do Mastro 2022”, diz a nota.
Além dos ataques aos profissionais da imprensa, um homem foi morto após o término da festa.
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.