Instituto Lula não fica no mesmo endereço do Ipec, que realiza pesquisas eleitorais
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 5 de setembro de 2022 às 20:36
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“IPEC FICA NO MESMO ENDEREÇO DO INSTITUTO LULA? AGORA TÁ EXPLICADO!!! CADÊ O XANDÃO? É CRIME ELEITORAL ISSO OU NÃO???”, dizem as mensagens acompanhadas por um vídeo no Twitter, Facebook e Instagram.
As postagens repercutem um vídeo publicado por Gustavo Gayer, youtuber e candidato a deputado federal pelo PL, mesmo partido do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, que é frequentemente apoiado em suas publicações.
Após a repercussão do vídeo, Gayer o apagou e publicou uma retratação atestando ser falso o conteúdo divulgado anteriormente em seu canal.
As mensagens usando sua teoria, contudo, seguiram circulando nas redes sociais.
Mesmas iniciais, institutos diferentes
O antigo nome do Instituto Lula era Instituto Pesquisas e Estudos de Cidadania, confirmou a assessoria da entidade à AFP em 31 de agosto de 2022. A mudança para a atual denominação foi formalizada em 2011, mostra o site do instituto.
Tanto o site quanto uma consulta pelo CNPJ na Receita Federal indicam a Rua Pouso Alegre, em São Paulo, como o endereço da instituição.
Já o Ipec, instituto que realiza pesquisas eleitorais cuja sigla remete a Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, fica situado também na capital paulista, mas em outro endereço.
Seu registro de CNPJ mostra a Avenida Paulista como logradouro. Contudo, o Ipec se mudou recentemente para um novo endereço na cidade, na Alameda Santos, informou sua assessoria em 2 de setembro de 2022. “A alteração já está em andamento nos órgãos competentes”, disse.
Um comprovante de endereço enviado à equipe de verificação da AFP demonstra a rua da nova sede. Também no site do Ipec, o instituto informa seu atual endereço.
A assessoria de imprensa do Ipec ressaltou ainda que a empresa não tem “qualquer ligação” com o Instituto Lula, algo também destacado por essa instituição: “O Instituto Lula não tem nenhuma relação com o IPEC - Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica - que realiza pesquisas eleitorais. Trata-se de fake news”.
Uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou em 4 de setembro de 2022 a remoção, no prazo de 24 horas, de publicações vinculando os dois institutos.