Vídeo de protesto contra Lula não foi feito no aeroporto de Campinas, mas em Porto Alegre

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo que mostra um protesto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi visualizado mais de 59 mil vezes desde 5 de maio de 2022 com a alegação de que mostra a sua recepção no aeroporto de Campinas, no estado de São Paulo. O político do Partido dos Trabalhadores (PT) teve agenda na região nesse dia, mas a gravação foi feita em um evento realizado em Porto Alegre, no Rio Grande Sul, em abril deste ano.

“E hoje no aeroporto VCP de Campinas o Luladrão recebeu as homenagens do povo”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter, TikTok, Facebook, Instagram e YouTube.

Captura de tela feita em 7 de maio de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Lula esteve em Campinas nos dias 5 e 6 de maio passado. O ex-presidente discursou ao lado do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad na região metropolitana e seu carro foi cercado por manifestantes em um condomínio do município paulista.

No entanto, o vídeo viralizado nas redes não mostra um protesto em sua chegada ao aeroporto de Campinas em 5 de maio de 2022. Na verdade, as imagens são de uma manifestação em um evento realizado em Porto Alegre em abril deste ano.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral levou a uma gravação idêntica, publicada em 13 de abril de 2022 intitulado “Fórum da Liberdade na PUC-RS”.

Esse evento foi realizado na capital do Rio Grande do Sul nos dias 11 e 12 de abril. No dia 12, dois grupos de manifestantes protestaram contra o ex-ministro Sergio Moro, que participava de uma palestra no fórum, e contra o ex-presidente Lula.

O embate foi noticiado por veículos de mídia (1, 2).

Esse conteúdo também foi checado pela Agência Lupa e pelo Aos Fatos.

Eleições 2022