Não há registro de Greta Thunberg pedindo a chineses que parassem de usar “pauzinhos”
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 26 de abril de 2021 às 22:31
- 2 minutos de leitura
- Por Juliette MANSOUR
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Greta Tunberg convidou os chineses para pararem de usar seus palitos tradicionais e salvar centenas de árvores. Os chineses aconselharam Greta Thunberg a regressar à escola, onde ela aprenderá que os palitos são feitos de bambu”, diz o trecho de uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), no Instagram e no Twitter.
Um conteúdo semelhante também circulou em espanhol, inglês, francês, e postagens traduzidas do holandês e do russo foram compartilhadas em português (1, 2).
As publicações não mencionam quando foi feita a suposta declaração, nem há qualquer fonte vinculada à afirmação. A AFP também não encontrou qualquer registro de Thunberg se manifestando sobre o uso de pauzinhos para comer. Não há registro no Twitter de que ela tenha feito qualquer menção ao assunto.
Contactada pela AFP em 22 de julho de 2020, a comitiva de Greta Thunberg afirmou que a ativista ambiental "nunca fez essa declaração".
O primeiro registro dessa suposta declaração é uma publicação em inglês feita no Twitter em 15 de janeiro de 2020, na qual se lê: “Greta disse para não usar pauzinhos. Porque é um símbolo de destruição ambiental. #GretaThunberg pede ao panda que pare de morder bambu. Eu acho que você deveria calar a boca. Você desperdiçou oxigênio e gerou uma emissão de CO2 fedorenta”. A mensagem é acompanhada por um GIF da jovem ativista fazendo um discurso na Cúpula de Ação Climática da ONU em 2019, mas no qual ela não falou sobre “pauzinhos”.
Greta said don’t use chopsticks. Cuz it is symbol of environmental destruction. #GretaThunberg you acclaim panda to stop biting bamboo. I think you should shut up. Cuz you waste oxygen and made smelly CO2 emission. pic.twitter.com/w99UYRn3Cr
— 郑明哲 (@Geoloong) January 15, 2020
Uma busca reversa da imagem no Google mostrou que a foto original que acompanha o texto da montagem foi feita pela agência EFE em 4 de março de 2020, quando a Comissão Europeia apresentou seu plano para transformar a União Europeia (UE) no primeiro bloco climaticamente neutro até 2050, na presença da ativista ambiental, que criticou as medidas. Thunberg chamou as políticas propostas pela comissão de "rendição". Em seu discurso, ela também não mencionou o uso de "pauzinhos" ou “palitos”.
A ativista ambiental já foi alvo de outras desinformações verificadas pelo AFP Checamos (1, 2, 3, 4).