A foto é uma montagem feita a partir de um registro de Greta com Al Gore

Uma imagem, compartilhada milhares de vezes nas redes sociais em diversos idiomas, supostamente mostra a ativista ambiental Greta Thunberg com o investidor húngaro-americano George Soros. A foto, no entanto, é falsa: trata-se de uma montagem feita a partir de um registro de Greta com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.

Captura de tela feita em 26 de setembro de 2019 mostra montagem publicada no Facebook

A imagem, na qual Greta parece abraçar Soros, ilustra múltiplas publicações em português (1, 2, 3), inglês (1, 2) e espanhol (1, 2) desde o início de setembro. 

No entanto, trata-se de uma montagem, feita a partir de uma foto da ativista sueca com o político Al Gore, que foi vice-presidente dos Estados Unidos durante o governo de Bill Clinton (1993 - 2001). 

Uma busca reversa encontrou a imagem original publicada nas contas verificadas de Greta no Instagram e no Twitter, em dezembro de 2018.

“Obrigada @algore por ser um verdadeiro pioneiro. Muito poucas pessoas fizeram mais. Foi uma honra encontrá-lo”, diz a legenda da publicação no Instagram de Greta, em tradução livre.

Em 26 de setembro, o porta-voz de Greta informou à AFP por e-mail o contexto original da imagem: “A foto de Greta com Al Gore foi tirada em 12 de dezembro de 2018, na COP24 na Polônia”.

A COP24, ou a 24ª Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, foi realizada em Katowice, na Polônia, de 2 a 16 de dezembro de 2018.

Neta de Soros?

Uma nova busca reversa no Google encontrou a montagem de Greta e Soros em um site humorístico. Publicada no site francês SecretNews em 28 de agosto de 2019, a imagem ilustra um artigo intitulado: “Greta Thunberg é a neta do bilionário de esquerda George Soros”.

O SecretNews se descreve, no final do artigo, como um “meio de comunicação de paródias colaborativo e independente que reúne múltiplos contribuidores”

Captura de tela da montagem publicada no site francês SecretNews

Essa alegação circulou amplamente em português. Contudo, não há registros de que a ativista sueca tenha qualquer relação de parentesco com o investidor húngaro-americano.

Greta é filha da cantora de ópera Malena Emman e do ator Svante Thunberg, com quem escreveu um livro sobre a história de sua família

Por sua vez, Svante é filho do diretor Olof Thunberg, de acordo com sua biografia no site de cinema IMDb. Já Malena é filha de Lars Ernman, como consta em seu perfil no site do concurso musical Eurovision, do qual participou em 2009.

Checagens semelhantes foram feitas pelos sites Estadão Verifica e Aos Fatos.

Aos 16 anos, Greta Thunberg se tornou o rosto e a voz do ambientalismo. Em 2018, começou a se manifestar todas as sextas-feiras em frente ao Parlamento sueco em Estocolmo com um cartaz feito à mão para sensibilizar os deputados sobre as mudanças climáticas. Sua “greve escolar” se transformou em um movimento global, a transformando na representante de toda uma geração.

No último dia 23 de setembro, Greta fez um discurso apaixonado na cúpula do clima em Nova York. "Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias”, disse, com lágrimas nos olhos.

Em resumo, é falsa a imagem da jovem sueca Greta Thunberg, ícone da luta contra a mudança climática, com o investidor húngaro-americano George Soros. A foto foi alterada digitalmente e feita a partir de uma imagem de Greta com o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore.