Anúncio de show por João Doria e Claudia Leitte em 2018 circula vinculado erroneamente à pandemia

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo em que a cantora Claudia Leitte e o governador de São Paulo, João Doria, anunciam um show na capital paulista foi visualizado mais de 281 mil vezes nas redes sociais desde o último 30 de novembro. Os usuários criticam a convocação, vinculando-a a uma suposta quebra dos protocolos para conter a disseminação da covid-19. No entanto, o registro foi feito em fevereiro de 2018, mais de dois anos antes da chegada do novo coronavírus ao Brasil.

“Olha quem ajudou a matar nossos amigos. verdadeiros genocidas”, diz o texto de uma das publicações que compartilham a gravação no TikTok, no Facebook (1, 2), no Twitter (1, 2, 3) e no YouTube.

Captura de tela feita em 6 de dezembro de 2021 de uma publicação no TikTok ( . / )

O vídeo começou a circular em meio a críticas à cantora Claudia Leitte nas redes sociais, após ela ter feito um show na capital paulista, em 27 de novembro de 2021, que gerou aglomeração. Em seu Instagram, a artista afirmou que o evento seria realizado “com limitação de público, exigência de comprovante de vacina e outras exigências sanitárias estabelecidas pela Secretaria de Saúde de São Paulo”.

No entanto, a gravação viralizada não é atual e nem mesmo feita no contexto da pandemia de covid-19.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a uma publicação no perfil no Facebook de João Doria, feita em 17 de fevereiro de 2018, quando o atual governador ainda era prefeito de São Paulo e mais de dois anos antes da primeira detecção do SARS-CoV-2 no Brasil.

No vídeo original, a estrela da música baiana e o então prefeito convidam o público para um show realizado na avenida 23 de Maio, no contexto de pós-carnaval na metrópole.

Na gravação, Claudia Leitte comenta que está “fazendo dez anos de carreira hoje, dia 17 de fevereiro”. Esse trecho da gravação é omitido em algumas das publicações compartilhadas nas redes. A comemoração mencionada pela artista foi noticiada pela imprensa naquele momento (1, 2).

Nas imagens publicadas junto a notícias desse evento, pode-se observar que a cantora usa brincos e enfeite de cabelo idênticos aos que aparecem nas imagens viralizadas.

Procurada pela AFP, a assessoria da cantora afirmou que o vídeo foi feito “antes da apresentação no dia 17 de fevereiro de 2018, na avenida 23 de Maio”.

Esse conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa e pelo Aos Fatos.

COVID-19