Anúncio de show por João Doria e Claudia Leitte em 2018 circula vinculado erroneamente à pandemia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 7 de dezembro de 2021 às 22:30
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha quem ajudou a matar nossos amigos. verdadeiros genocidas”, diz o texto de uma das publicações que compartilham a gravação no TikTok, no Facebook (1, 2), no Twitter (1, 2, 3) e no YouTube.
O vídeo começou a circular em meio a críticas à cantora Claudia Leitte nas redes sociais, após ela ter feito um show na capital paulista, em 27 de novembro de 2021, que gerou aglomeração. Em seu Instagram, a artista afirmou que o evento seria realizado “com limitação de público, exigência de comprovante de vacina e outras exigências sanitárias estabelecidas pela Secretaria de Saúde de São Paulo”.
No entanto, a gravação viralizada não é atual e nem mesmo feita no contexto da pandemia de covid-19.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a uma publicação no perfil no Facebook de João Doria, feita em 17 de fevereiro de 2018, quando o atual governador ainda era prefeito de São Paulo e mais de dois anos antes da primeira detecção do SARS-CoV-2 no Brasil.
No vídeo original, a estrela da música baiana e o então prefeito convidam o público para um show realizado na avenida 23 de Maio, no contexto de pós-carnaval na metrópole.
Na gravação, Claudia Leitte comenta que está “fazendo dez anos de carreira hoje, dia 17 de fevereiro”. Esse trecho da gravação é omitido em algumas das publicações compartilhadas nas redes. A comemoração mencionada pela artista foi noticiada pela imprensa naquele momento (1, 2).
Nas imagens publicadas junto a notícias desse evento, pode-se observar que a cantora usa brincos e enfeite de cabelo idênticos aos que aparecem nas imagens viralizadas.
Procurada pela AFP, a assessoria da cantora afirmou que o vídeo foi feito “antes da apresentação no dia 17 de fevereiro de 2018, na avenida 23 de Maio”.
Esse conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa e pelo Aos Fatos.