Esta gravação mostra um voo de ensaio para a posse do presidente sul-africano em 2019

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Publicações compartilhadas mais de 1,2 mil vezes nas redes sociais desde o final de abril de 2020 mostram um vídeo de dois aviões fazendo acrobacias junto à afirmação de que se trata do voo de despedida da companhia aérea South African, que enfrenta uma ameaça de colapso financeiro total. Na verdade, esta gravação foi feita em maio de 2019 durante um ensaio de acrobacias para a posse presidencial na África do Sul.

“Passagem de despedida da South African Airways. Empresa encerra suas atividades após 86 anos. Mais uma aérea que entra para a história. Que tristeza para África do Sul!”, indicam as postagens no Facebook (1, 2), que circulam desde o último dia 29 de abril, juntamente com um vídeo de 24 segundos que mostra dois aviões da South African Airways voando juntos.

Postagens com o mesmo vídeo e alegações semelhantes circularam também em inglês e espanhol.

Captura de tela feita em 21 de julho de 2020 de uma publicação no Facebook

Como reportado pela AFP, a companhia aérea sul-africana tem vivido sérios problemas financeiros, enquanto seus planos de recuperação foram prejudicados pela pandemia do novo coronavírus. O destino da empresa seguia incerto.

O porta-voz da South African Airways, Tlali Tlali, por sua vez, descreveu as publicações viralizadas nas redes sociais como “descaradamente enganosas”.

“O vídeo foi gravado no ano passado como parte da prática e ensaio em preparação para o voo da posse presidencial, que foi executado com sucesso pela South African Airways”, assinalou Tlali.

O porta-voz ainda declarou que “alguns teóricos da conspiração, motivados pela malícia, ao que parece, transformaram esta sequência em uma propaganda para alcançar seus próprios objetivos. Isso não é o que eles dizem ser”.

Em 25 de maio de 2019, a África do Sul viu a posse do seu sexto presidente democraticamente eleito.  A cobertura local registrou, inclusive, o voo das aeronaves.

Na gravação abaixo é possível conferir as acrobacias realizadas naquele dia.

Até este 21 de julho, a África do Sul continuava na fase de alerta nível 3, de acordo com o site de seu governo. Isso significa que todos os voos internacionais de passageiros seguem proibidos, excetuando-se os que forem autorizados pelo Ministério dos Transportes. Voos domésticos, por sua vez, serão autorizados de forma limitada quando tiverem objetivo comercial, já que a retomada de voos domésticos em sua totalidade será feita em três fases.

Em resumo, é falso que o vídeo viralizado nas redes sociais mostre o voo de despedida da companhia aérea South African, que vive sérios problemas financeiros. Trata-se de uma gravação feita em maio de 2019 durante o ensaio de acrobacias para o evento de posse do presidente do país.

 
AFP África do Sul
Tradução e adaptação
AFP Brasil
CORONAVÍRUS