Essa imagem não é de um episódio de “Os Simpsons” sobre um ataque ao Congresso dos EUA
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 12 de janeiro de 2021 às 17:33
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Austrália
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Cara!...na boa!...tem alguma coisa muito sinistra com os Simpsons…” e “Os Simpsons conseguiram de novo...”, são as legendas de algumas das publicações, compartilhadas mais de 7,3 mil vezes no Facebook (1, 2, 3).
A imagem juntamente com essa afirmação também circulou no Instagram (1) e no Twitter (1, 2), além de em outros idiomas, como o espanhol e o inglês.
Captura de tela feita em 12 de janeiro de 2021 de uma publicação no Facebook
A suposta cena de “Os Simpsons” mostra um personagem recorrente da série, o zelador Willie, mas com uma vestimenta semelhante à de Jake Angeli, um manifestante de extrema direita que foi fotografado pela AFP dentro do Capitólio, registro que compõe o meme viralizado como comparação.
Angeli foi um dos partidários do presidente norte-americano em fim de mandato, Donald Trump, a invadir o Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando uma sessão bicameral presidida pelo vice-presidente, Mike Pence, estava prestes a ratificar a vitória na votação do Colégio Eleitoral do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais.
Mas a comparação que viralizou nas redes sociais da suposta cena de “Os Simpsons” foi manipulada.
Ao fazer uma busca no Google pelas palavras-chave “Bare Chested + Willie” (“Willie + sem camisa”, em tradução livre do inglês) foi possível chegar a essa imagem publicada no Fandom, um site que armazena dados sobre programas de televisão, filmes e jogos.
Especificamente, a imagem de Willie aparece em Simpsons Tapped Out, um jogo para celulares.
Comparação de imagens feita entre a ilustração que circula nas redes sociais relacionada à invasão no Capitólio (esquerda) e o personagem encontrado no site Fandom
Algumas versões do meme viralizado incluem a família Simpson. Uma segunda busca reversa no Google pelo fragmento da imagem dos cinco Simpsons levou a essa ilustração de promoção do programa no site da Fox, emissora que transmite a série desde 1989. O mesmo desenho também aparece no Fandom.
Em resumo, a série animada “Os Simpsons” não previu que um homem vestido com peles, chifres e o rosto pintado invadiria o Capitólio dos Estados Unidos. Trata-se de uma montagem a partir de várias ilustrações.