Biden não pediu a reeleição de Trump em um discurso de campanha em 2020; o vídeo foi cortado

Um vídeo que mostra o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em um ato de campanha no Missouri em 2020 foi recortado para fazer parecer que ele pedia a reeleição do então mandatário Donald Trump. A sequência, visualizada mais de 6 mil vezes nas redes sociais desde 23 de maio de 2024, circula em meio à campanha eleitoral que precede as eleições presidenciais de 5 de novembro, nas quais os políticos voltarão a se enfrentar. Em sua fala original, Biden não pediu a reeleição de Trump, mas sim que fosse feita uma “campanha positiva” dentro de seu partido para evitar o triunfo do rival.

“O vídeo do dia. Joe Biden diz que ‘não podemos vencer esta eleição, só Donald Trump pode vencer’. Alguém ainda está relutante em admitir que Biden foi substituído?”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no X e no Telegram.

O conteúdo também circula em inglês e espanhol.

Image
Captura de tela feita em 3 de junho de 2024 de uma publicação no Telegram (.)

A gravação circula antes das eleições presidenciais que serão realizadas em 5 de novembro de 2024, nas quais Joe Biden e Donald Trump voltarão a se enfrentar após a disputa de 2020 — quando Biden saiu vitorioso. Ambos os candidatos venceram com vantagem as primárias de seus partidos.

Vídeo de 2020 cortado

No vídeo viralizado, Biden fala em público em um ato de campanha no Missouri, de acordo com o texto escrito em seu  palanque, e diz: “Não podemos ser reeleitos, não podemos ganhar esta reeleição. Me desculpem, só podemos reeleger Donald Trump”.

Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google, junto às palavras-chave, em inglês, “Biden”, “Missouri” e “campanha”, levou a um vídeo publicado na conta de Joe Biden no YouTube em 7 de março de 2020, intitulado: “Estou prestes a subir ao palco no Missouri. Acompanhe ao vivo”.

Na ocasião, Biden realizava um comício durante as primárias democratas contra Bernie Sanders, com quem disputava para se tornar o candidato do partido nas eleições presidenciais de novembro daquele ano.

No discurso completo, Biden pedia mais voluntários para a sua campanha, apresentando-se como a melhor opção para os democratas, enquanto insistia em realizar uma campanha “progressista positiva” e não cair em uma luta de ataques dentro do partido, assegurando que essa era a única forma de conseguir vencer Trump.

A frase compartilhada nas publicações virais é dita a partir do minuto 13:35. Na versão completa, Biden finaliza a linha de raciocínio, dizendo: “Só podemos reeleger Donald Trump se, de fato, nos envolvermos neste pelotão de fuzilamento circular. Tem que ser uma campanha positiva”.

O evento também foi transmitido por veículos de comunicação do Missouri, como o canal FOX4 de Kansas City. Em nenhum momento de sua fala Biden pediu a reeleição de Trump.

A AFP também fotografou o evento, indicando que o então “candidato presidencial democrata e ex-vice-presidente Joe Biden discursou durante um evento de campanha no Museu e Memorial da Primeira Guerra Mundial em Kansas City, no Missouri, em 7 de março de 2020”.

A AFP entrou em contato com a assessoria de imprensa da Casa Branca para consultá-la sobre a gravação, mas não obteve resposta até a data desta publicação.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco