Vídeo mostra uma simulação de videogame, e não um caça dos EUA derrubado pelo Irã

No início de abril de 2026, um avião de combate F-15E norte-americano foi derrubado no Irã, o que incitou uma operação de resgate dos Estados Unidos para os dois militares que o tripulavam. Desde então, publicações visualizadas mais de 508 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo que mostraria o momento em que o Irã derruba a aeronave. Mas isso é falso: a gravação corresponde a uma simulação de um jogo de guerra.

“Caça americano é abatido pela Guarda Revolucionária Iraniana. Imagens registraram o momento exato em que um caça dos Estados Unidos foi atingido por um míssil terra-ar avançado disparado pelo Irã”, diz uma das publicações compartilhadas no Instagram. Alegações similares circulam no Facebook, no Threads e no X.

Image
Captura de tela feita em 17 de abril de 2026 de uma publicação no Facebook (.)

Em 3 de abril, o Irã derrubou um avião de combate F-15E norte-americano, que levava uma tripulação composta por um piloto e um oficial de sistemas de armas no assento traseiro.

Para resgatá-los, os Estados Unidos lançaram uma operação militar em regiões profundas do território iraniano. Os dois aviadores foram encontrados com êxito, segundo Washington.

No entanto, o vídeo viral não mostra o momento em que as forças iranianas derrubaram a aeronave.

Simulação de videogame

Uma busca reversa por fragmentos da gravação no Google encontrou o mesmo conteúdo publicado em 28 de fevereiro de 2026 pelo perfil “@cre8comp” no Instagram. Na descrição da conta, é indicado: “Todas as cenas mostradas são de um simulador de voo digital. Não foram utilizadas aeronaves nem armas reais”.

A mesma busca reversa também conduziu ao mesmo fragmento publicado no YouTube por “IgniteFluxYT”, um canal que se descreve como “o seu destino para emocionantes jogos de simulação militar”.

A descrição do vídeo no YouTube diz: “Esta simulação capta os intensos riscos de ‘G-LOC’ e os estóis aerodinâmicos [momentos em que a aeronave perde sustentação devido ao excesso de ângulo de ataque] —enfrentados durante manobras defensivas extremas”.

Nos comentários, um usuário assinala que a simulação teria sido feita no videogame de guerra War Thunder, cujas imagens já foram utilizadas em peças de desinformação sobre a guerra no Oriente Médio.

Konstantin Govorun, chefe de relações públicas da Gaijin Entertainment, desenvolvedora europeia do jogo, revisou o vídeo para a AFP e confirmou, em 6 de abril, que a gravação foi feita no War Thunder: “Reconhecemos nossos efeitos visuais e de som”.

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre o conflito no Oriente Médio em 2026.

Referências

  • Vídeo publicado em 28 de fevereiro de 2026 no Instagram e no YouTube (1, 2)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco