A gravação em que a cantora Ivete Sangalo cai no palco é de 2011 e teve o áudio adulterado

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo em que a cantora Ivete Sangalo é vista caindo no palco ao som de gritos de “Lula ladrão” foi compartilhado mais de 25 mil vezes desde pelo menos 25 de janeiro de 2021. No entanto, o áudio da gravação foi adulterado. Em outros registros do mesmo show, publicados no YouTube em abril de 2011, é possível constatar que, no momento da queda, o público cantava uma música do repertório da artista.

“Vai vendo,olha a receptividade para a Ivete Sangalo em um show dela essa semana...Toma o que você queria Ivetinha”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2) e no Twitter (1, 2, 3).

A gravação em que são ouvidos os gritos de “Lula Ladrão” foi postada pela primeira vez em 25 de janeiro de 2022 em um perfil no TikTok, e teve mais de 54 mil curtidas.

Captura de tela feita em 27 de janeiro de 2021 de uma publicação do Facebook ( . / )

O AFP Checamos fez uma busca reversa de fotogramas do vídeo viralizado, mas não encontrou o registro original. Entretanto, uma pesquisa no YouTube pelos termos “Ivete”, “tombo”, “caindo”, “palco” e “show” levou a outras gravações (1, 2, 3) que mostram o mesmo momento.

Nesses vídeos, não são ouvidos quaisquer gritos de “Lula ladrão” em meio a ruídos de buzinas, como acontece nas publicações virais. Em vez disso, ouve-se Ivete Sangalo cantar a música “Eternamente”, sendo acompanhada pelo público.

Um outro indício de que o show não aconteceu recentemente são as datas de publicação desses vídeos no YouTube, de abril de 2011.

O show em que Ivete Sangalo caiu no palco aconteceu de fato em Jundiaí, no estado de São Paulo, no dia 3 de abril de 2011.

Alguns meses antes, em dezembro de 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contava com uma aprovação popular de mais de 80% (1, 2).

A estrela da música baiana foi criticada pelo presidente Jair Bolsonaro em 5 de janeiro de 2022 após endossar um coro contra o mandatário durante show em Natal, no Rio Grande do Norte, em dezembro de 2021.

Um conteúdo semelhante foi checado pela Agência Lupa, pelo Estadão Verifica e pelo Aos Fatos.

Eleições 2022