
Vídeo não mostra como Lula está sendo recebido "por onde passa" atualmente; registro é de 2018
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 25 de janeiro de 2022 às 17:21
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“É assim que o bandido é recebido em todas as cidades por onde passa”, diz uma publicação no Facebook que contém o vídeo no qual manifestantes são ouvidos vaiando e xingando o ex-presidente à medida que um ônibus com a inscrição “Lula pelo Brasil” percorre uma rua.
Embora a legenda faça uma referência indireta ao ex-mandatário, um dos comentários o mencionou nominalmente: “E a grande mídia vai noticiar ‘ Lula é bem recebido nas cidades Brasileiras. Kkkkkkkk”.

O conteúdo começou a ser compartilhado em um momento em que Lula aparecia na liderança de diversas pesquisas (1, 2, 3) para as eleições presidenciais de 2022.
Mas o vídeo não é atual.
Rio Grande do Sul em 2018
Uma busca no Google pelas palavras-chave “manifestantes”, “caravana” e “Lula” levou a diversas matérias sobre protestos enfrentados pelo ex-presidente em março de 2018, quando viajava pelo sul do país em atos que antecederam a campanha presidencial daquele ano.
Um dos artigos, do jornal Folha de S. Paulo, é ilustrado com uma foto muito semelhante a um dos trechos do vídeo compartilhado nas redes. Segundo a legenda, a imagem foi feita durante uma visita de Lula ao Instituto Federal Farroupilha, localizado em São Vicente do Sul, no Rio Grande do Sul.
Uma segunda busca no Google, dessa vez por registros da passagem de Lula por essa cidade, mostra que o vídeo agora viralizado já havia sido publicado no Facebook em 21 de março de 2018 pelo grupo político Movimento Brasil Livre (MBL). “São Vicente do Sul recebe Lula com vaias e gritos de ‘ladrão’”, diz o texto sobreposto às imagens.
De fato, o ex-presidente Lula visitou o Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sul naquela data, como registrado pela própria organização.
Em nota de esclarecimento publicada no dia seguinte, o instituto federal informou que houve manifestações contrárias à presença de Lula no local e que os grupos opositores foram isolados.
Uma comparação entre uma imagem do campus do Instituto Federal Farroupilha, publicada em seu site, e o vídeo compartilhado nas redes permite confirmar que ambos mostram o mesmo local, como demonstrado abaixo:

O mesmo vídeo já havia circulado em maio de 2021 com a alegação de que Lula havia sido expulso de Itanagra, na Bahia, e foi verificado pelo Checamos.