Um vídeo de policiais prendendo agentes do ICE na Times Square foi criado com inteligência artificial
- Publicado em 3 de fevereiro de 2026 às 17:59
- 2 minutos de leitura
- Por AFP México
- Tradução e adaptação AFP Brasil
A morte de dois cidadãos norte-americanos em Minnesota durante operações do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos desencadeou protestos desde o início de 2026. Nesse contexto, o vídeo de uma suposta prisão de agentes do ICE na Times Square foi visualizado mais de 110 mil vezes nas redes sociais. Mas a filmagem foi criada usando inteligência artificial (IA) e, até a data desta publicação, não há registro de um evento semelhante.
“Em Nova York, agentes do #ICE, a agência de imigração norte-americana, estão sendo presos por policiais do @NYPD por suas ações contra imigrantes em desacordo com o ordenamento legal”, diz uma das publicações compartilhadas no Instagram, no Facebook e no X.
A alegação, que também circula em espanhol, é ilustrada por um vídeo de dois supostos policiais de Nova York prendendo agentes do ICE na Times Square.
As imagens começaram a circular em meio à indignação causada pelas mortes a tiros de Renee Nicole Good e do enfermeiro Alex Pretti, ambos de 37 anos, pelas mãos de agentes do ICE em janeiro de 2026, o que desencadeou uma onda de protestos nos Estados Unidos.
As mortes ocorreram durante mobilizações contra as operações anti-imigração ordenadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em Minnesota e outros estados.
Diante do ocorrido, o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, anunciou que alguns agentes federais de imigração deixariam a cidade.
A Patrulha de Fronteira informou que dois agentes envolvidos na morte de Pretti foram suspensos. É “um protocolo padrão”, afirmou um porta-voz à AFP.
Tom Homan, o “czar da fronteira” de Trump, declarou em 29 de janeiro de 2026 que a ofensiva federal contra a imigração em Minneapolis continuaria, embora tenha reconhecido que a missão precisava de melhorias e garantiu que os agentes que não se comportarem de forma profissional serão punidos de acordo com os “protocolos de conduta”.
No entanto, a AFP não encontrou registros na imprensa ou em sites governamentais anunciando a prisão de agentes do ICE.
Uma busca pelos termos “ICE” e “detenção” em inglês nas redes sociais (1, 2) e no site do Departamento de Polícia de Nova York também não exibiu declarações ou informações sobre as supostas prisões de agentes federais.
O vídeo viral exibe características de manipulação digital. Por exemplo, o distintivo nos uniformes dos policiais diz “IICE”; um policial aparece e desaparece entre os trechos das imagens; um dos detidos contorce o corpo de forma pouco natural; e os transeuntes ao fundo estão completamente imóveis, com os rostos borrados.
Uma análise das imagens, feita com a ferramenta de detecção de deepfakes do InVID WeVerify, indicou 97% de probabilidade de que o vídeo contenha rostos gerados por inteligência artificial.
O Checamos também submeteu a imagem à ferramenta de detecção de IA Hive Moderation. A plataforma indicou uma chance de 99,9% de o conteúdo ter sido gerado com IA.
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
