É falsa a foto que mostra Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, com Bolsonaro e Campos Neto

  • Publicado em 3 de fevereiro de 2026 às 20:13
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Em meio às investigações sobre o caso Banco Master, publicações com mais de 10 mil interações nas redes sociais desde 31 de janeiro de 2026 compartilham uma foto que supostamente mostraria o empresário Daniel Vorcaro, dono do banco, ao lado do ex-mandatário Jair Bolsonaro e do ex-presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto. No entanto, a imagem foi adulterada. O registro original, de 2019, mostra apenas Bolsonaro e Campos Neto durante a cerimônia de posse da presidência do BC, que não contou com a presença de Vorcaro.

Escândalo do Banco Master. VORCARO, BOLSONARO E CAMPOS NETO. OS DOIS PRIMEIROS JÁ ESTÃO PRESOS. O TERCEIRO AINDA RESISTE”, lê-se em uma imagem publicada no Instagram. O registro também foi compartilhado no Facebook e no X e pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG).

A imagem começou a circular após o jornal Estadão noticiar, em 28 de janeiro de 2026, que Roberto Campos Neto teria atuado para evitar a liquidação do Banco Master em 2024, quando ele ainda era presidente do Banco Central. 

O Master foi liquidado pelo BC em novembro de 2025 por violações de normas do Sistema Financeiro Nacional e pelo comprometimento da sua situação econômico-financeira. Daniel Vorcaro foi preso em 17 de novembro e cumpre prisão domiciliar desde então.

Image
Captura de tela feita em 2 de fevereiro de 2026 de uma publicação no Instagram (.)

Entretanto, a imagem viral é falsa.

Por meio de uma busca reversa de imagem, o Checamos localizou um registro semelhante publicado no Flickr do Palácio do Planalto em fevereiro de 2019. A foto foi feita durante a posse de Campos Neto como presidente do Banco Central e é creditada ao fotógrafo oficial da Presidência da República, Marcos Corrêa.

Bolsonaro e Campos Neto estão no mesmo cenário e vestem as mesmas roupas identificáveis na imagem viral, mas Vorcaro não está presente.

Image
Captura de tela feita em 2 de fevereiro de 2026 do Flickr do Palácio do Planalto (.)

Nos outros registros da cerimônia não há nenhuma foto com Vorcaro. As imagens mostram somente Campos Neto e sua esposa, Bolsonaro e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

Matérias da imprensa publicadas na época também não indicam que Vorcaro tenha participado da posse.

A imagem também apresenta indícios de manipulação digital: na mão esquerda do ex-presidente, por exemplo, não há nenhum dedo polegar.

Image
Captura de tela feita em 2 de fevereiro de 2026 de uma publicação no X (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco