É de 2025 a foto de uma operação do ICE nos Estados Unidos, não após a captura de Maduro
- Publicado em 9 de janeiro de 2026 às 21:34
- 2 minutos de leitura
- Por AFP México
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Após 13 anos no poder na Venezuela, Nicolás Maduro foi deposto pelas forças norte-americanas em 3 de janeiro de 2026. Sua captura desencadeou uma onda de comemorações entre a comunidade venezuelana nas ruas dos Estados Unidos. Neste contexto, uma foto que acumula mais de 4 mil interações começou a circular nas redes sociais supostamente mostrando agentes do Serviço de Controle de Imigração e Alfândega (ICE) dos Estados Unidos prendendo venezuelanos que comemoravam em Nova York. Na verdade, a imagem foi registrada em agosto de 2025 e mostra a prisão de um entregador em Washington.
“Venezuelanos que estavam em Nova York saíram para comemorar a captura de Maduro e foram presos pelo ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos). Eles serão deportados por serem imigrantes ilegais”, é a frase sobreposta a imagem no Instagram e no Threads. Conteúdo semelhante circula no Facebook, no X e em espanhol.
A alegação é compartilhada junto a uma imagem que mostra uma pessoa sentada, com os braços para trás, e ao seu redor estão agentes da polícia. Em alguns dos conteúdos, há uma bandeira da Venezuela ao fundo.
Em Miami, nos Estados Unidos, centenas de venezuelanos se reuniram, em 3 de janeiro de 2026, para comemorar a captura de Maduro pelas forças norte-americanas.
Relatos ouvidos pela AFP mostram imigrantes venezuelanos celebrando a operação ao redor do mundo, embora também expressem incerteza e medo.
Também há registros de manifestações em Caracas para exigir a libertação do presidente deposto que, junto com sua esposa, Cilia Flores, foram retirados à força de Caracas, durante uma operação militar dos Estados Unidos.
No entanto, o Serviço de Controle de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês), não relatou, até a publicação desta verificação, nenhuma prisão de imigrantes venezuelanos nos Estados Unidos em 2026.
Uma busca reversa pela imagem viralizada usando o Google Lens levou a uma reportagem do jornal O Globo, de 21 de agosto de 2025, que usa a mesma imagem, creditada ao fotógrafo Andrew Leyden para a Getty Images. O conteúdo traduz um artigo publicado originalmente no New York Times, sob o título: “Número de deportações nos EUA registra forte aumento após onda de prisões de imigrantes”.
De acordo com a legenda da imagem, o registro foi feito durante a prisão de um entregador em Washington. A foto foi replicada por veículos internacionais e também está disponível no site Getty Images.
“Agentes do ICE e outros agentes federais detêm um entregador na Union Station em 16 de agosto de 2025, em Washington”, diz a legenda no Getty Images.
Além disso, no registro original, não há a bandeira da Venezuela que aparece em alguns posts viralizados.
Uma busca por “Union Station” em Washington, no Google Street View, mostra semelhanças, como as pilastras e o relevo do local:
Os sites Telemundo e Univision publicaram a fotografia sob outro ângulo – registro também postado pelo fotógrafo em seu perfil no Instagram, em 21 de agosto de 2025.
Referências
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
