Gravação de mobilização em Caracas é de novembro de 2025, e não de janeiro de 2026
- Publicado em 9 de janeiro de 2026 às 17:31
- 2 minutos de leitura
- Por Sofia BARRAGAN, AFP Argentina
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Milhares de venezuelanos se manifestaram em Caracas em 5 de janeiro de 2026 pela libertação do presidente deposto do país, Nicolás Maduro, após sua captura pelas forças militares norte-americanas. Desde então, publicações visualizadas mais de 217 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo que mostraria a mobilização. Mas, na verdade, a filmagem viral foi feita em novembro de 2025 durante um protesto da organização venezuelana Juventud Comunera.
“Venezuelanos ocupam as ruas contra os ataques dos EUA à soberania do país”, diz o texto sobreposto a publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X, no TikTok e no YouTube.
O conteúdo, que também circula em espanhol e inglês, foi disseminado por políticos brasileiros, como os deputados Lídice da Mata (PSB), Prof. Josemar (PSOL), Bella Gonçalves (PSOL) e Renato Freitas (PSOL).
Após a captura de Nicolás Maduro pelas forças norte-americanas, em 3 de janeiro de 2026, o presidente venezuelano deposto se declarou não culpado das acusações de narcotráfico e terrorismo em sua primeira audiência em um tribunal de Nova York.
Em 5 de janeiro, Delcy Rodríguez, então vice-presidente e a primeira na linha de sucessão, prestou juramento como presidente interina da Venezuela diante do novo Parlamento. Nos arredores, milhares de pessoas marcharam para exigir a libertação de Maduro.
No entanto, o vídeo viral não corresponde aos protestos de janeiro de 2026.
Manifestação de 2025
Uma busca no Google pelo nome de usuário que aparece sobreposto a algumas publicações que compartilham o vídeo viral, “@jmaldonado.01”, levou a um perfil no TikTok que publicou a mesma filmagem em 13 de novembro de 2025.
Ao fim do vídeo, a câmera se aproxima de um cartaz que diz: “A juventude está nas comunas”.
Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave, em espanhol, “marcha”, “juventude”, “comuna” e “Venezuela” conduziu a uma publicação de 2025 no perfil do Ministério do Poder Popular para a Juventude, organismo do governo venezuelano, no Instagram. A postagem reúne um carrossel de fotos da manifestação, na qual Maduro esteve presente.
Na quinta imagem, é possível ver o mesmo caminhão exibido no vídeo viral, com uma lona verde no teto e a bandeira da Venezuela na lateral. Também é visível um dos cartazes levantados pelos manifestantes na gravação.
Em 13 de novembro de 2025, a Juventud Comunera, formada por jovens vinculados às comunas e circuitos comunais promovidos pelo governo de Maduro, liderou uma mobilização em Caracas com o objetivo de expressar apoio à nova etapa do modelo de governo, baseada no fortalecimento do chamado Poder Popular, e visibilizar o papel da juventude nessas estruturas de base.
O AFP Checamos já verificou diferentes peças de desinformação sobre os ataques contra a Venezuela em 2026.
Referências
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
