Fala de Lula sobre “enganar o povo” ocorreu em entrevista sobre frente ampla em 2020

  • Publicado em 22 de dezembro de 2025 às 19:45
  • 1 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Diante de uma possível tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, voltou a circular nas redes sociais um vídeo em que o mandatário diz que não iria “enganar o povo mais uma vez”. A fala foi visualizada mais de 100 mil vezes desde 16 de dezembro de 2025 como se o petista estivesse fazendo uma promessa para o próximo ano. Mas a fala é de 2020 e os posts omitem seu contexto: Lula se referia às suas condições para formar uma frente ampla, reiterando que não aceitaria alianças que não envolvessem a defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Lula promete que, se for eleito novamente, ‘não vai enganar o povo mais uma vez’”, lê-se em um vídeo que circula no Facebook, no Instagram e no TikTok.

Na gravação de 11 segundos, Lula diz: “Eu já tenho idade demais, eu já vivi demais, eu já tenho experiência demais, eu não vou enganar o povo mais uma vez. Eu não vou enganar o povo”.

Image
Captura de tela feita em 19 de dezembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

No entanto, a gravação distorce a declaração de Lula, que foi dada antes dele ser eleito para o seu terceiro mandato.

Este conteúdo já havia sido verificado pelo Checamos em fevereiro de 2022. Como mostrado, o trecho foi retirado de uma entrevista de Lula para o El País Brasil veiculada em outubro de 2020 no canal do YouTube do jornal.

Na íntegra, é possível verificar que Lula respondia a uma pergunta sobre a formação de uma “frente ampla” para enfrentar Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. O petista, então, indica condições para formar uma aliança, como a defesa de direitos dos trabalhadores e de uma reforma tributária.

“Se você quiser fazer uma frente nesse país para que você possa voltar a dar cidadania ao povo que é excluído desde o tempo da escravidão, eu tô disposto a fazer uma frente ampla. Mas fazer um arranjo por cima, apenas para mudar a nomenclatura, sem dizer o que vai acontecer com o povo pobre... Eu já tenho idade demais, eu já vivi demais, eu já tenho experiência demais. E eu não vou enganar o povo mais uma vez. Eu não vou enganar o povo. Só tem sentido fazer uma frente ampla se for para devolver ao povo trabalhador deste país os direitos que tiraram dele”.

Este conteúdo também foi verificado pelo UOL Confere.

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco