Fala de Lula sobre “enganar o povo” ocorreu em entrevista sobre frente ampla em 2020
- Publicado em 22 de dezembro de 2025 às 19:45
- 1 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Diante de uma possível tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, voltou a circular nas redes sociais um vídeo em que o mandatário diz que não iria “enganar o povo mais uma vez”. A fala foi visualizada mais de 100 mil vezes desde 16 de dezembro de 2025 como se o petista estivesse fazendo uma promessa para o próximo ano. Mas a fala é de 2020 e os posts omitem seu contexto: Lula se referia às suas condições para formar uma frente ampla, reiterando que não aceitaria alianças que não envolvessem a defesa dos direitos dos trabalhadores.
“Lula promete que, se for eleito novamente, ‘não vai enganar o povo mais uma vez’”, lê-se em um vídeo que circula no Facebook, no Instagram e no TikTok.
Na gravação de 11 segundos, Lula diz: “Eu já tenho idade demais, eu já vivi demais, eu já tenho experiência demais, eu não vou enganar o povo mais uma vez. Eu não vou enganar o povo”.
No entanto, a gravação distorce a declaração de Lula, que foi dada antes dele ser eleito para o seu terceiro mandato.
Este conteúdo já havia sido verificado pelo Checamos em fevereiro de 2022. Como mostrado, o trecho foi retirado de uma entrevista de Lula para o El País Brasil veiculada em outubro de 2020 no canal do YouTube do jornal.
Na íntegra, é possível verificar que Lula respondia a uma pergunta sobre a formação de uma “frente ampla” para enfrentar Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. O petista, então, indica condições para formar uma aliança, como a defesa de direitos dos trabalhadores e de uma reforma tributária.
“Se você quiser fazer uma frente nesse país para que você possa voltar a dar cidadania ao povo que é excluído desde o tempo da escravidão, eu tô disposto a fazer uma frente ampla. Mas fazer um arranjo por cima, apenas para mudar a nomenclatura, sem dizer o que vai acontecer com o povo pobre... Eu já tenho idade demais, eu já vivi demais, eu já tenho experiência demais. E eu não vou enganar o povo mais uma vez. Eu não vou enganar o povo. Só tem sentido fazer uma frente ampla se for para devolver ao povo trabalhador deste país os direitos que tiraram dele”.
Este conteúdo também foi verificado pelo UOL Confere.
Referência
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
