Conteúdo feito com IA volta a circular como se mostrasse uma homenagem dos EUA para Bolsonaro após prisão
- Publicado em 26 de novembro de 2025 às 22:40
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice-secretário de Estado, Christopher Landau, fizeram declarações em que lamentam a prisão em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada em 22 de novembro de 2025. Desde então, publicações nas redes sociais com mais de 16 mil interações compartilham o que supostamente seria uma homenagem militar norte-americana para Bolsonaro. Mas o conteúdo foi gerado por inteligência artificial (IA).
“BOLSONARO RECEBE HOMENAGEM MILITAR DOS EUA”, diz uma legenda sobreposta a um vídeo que circula no Instagram, no Facebook e no TikTok.
A sequência mostra o que parece ser um desfile militar com centenas de militares enfileirados e as bandeiras dos EUA e do Brasil.
Nos comentários, enquanto alguns usuários duvidam do conteúdo, outros parecem acreditar se tratar de uma gravação autêntica: “Parabéns por essa homenagem tão linda! Viva os Estados Unidos!!! Obg presidente Trump”, diz uma internauta.
O vídeo circula desde setembro de 2025, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, e voltou a ser compartilhado no contexto da prisão preventiva do ex-presidente, decretada em 22 de novembro.
O mandado foi cumprido por risco de fuga após uma tentativa de romper a tornozeleira eletrônica instalada para o monitoramento do ex-presidente, que se encontrava em prisão domiciliar desde agosto.
A prisão de Bolsonaro repercutiu internacionalmente e, ao ser informado sobre ela pela imprensa, o mandatário norte-americano, Donald Trump, declarou que era “uma pena”.
No mesmo sentido, o seu vice-secretário de Estado, Christopher Landau, se pronunciou em seu perfil do X afirmando que a prisão era “desnecessária” e “provocativa”.
Três dias depois, Bolsonaro passou a cumprir a sua condenação de 27 anos e 3 meses após o STF concluir que o processo por tentativa de golpe de Estado transitou em julgado.
No entanto, o vídeo viral não se trata de uma homenagem autêntica.
Produzido por IA
As peças de desinformação circulam com a marca d’água “Veo” no canto inferior direito, o que indica que o vídeo foi produzido com a ferramenta de inteligência artificial do Google que cria sequências ultrarrealistas.
Uma análise na sequência identificou inconsistências visuais características de IA, como a aparência excessivamente lisa das bandeiras, a forma indefinida da multidão e a distorção nas bandeiras ao fundo da imagem.
O AFP Checamos também submeteu o vídeo ao Hive Moderation, que detecta conteúdos produzidos por inteligência artificial. A ferramenta indicou uma probabilidade de 97% de a sequência ter sido gerada com a tecnologia:
Esse tipo de conteúdo é o que se denomina “AI Slop”, termo em inglês que se refere a um conteúdo audiovisual de baixa qualidade que tem como objetivo viralizar rapidamente nas redes sociais a título de monetização.
Além das declarações dadas por Trump e pelo vice-secretário de Estado, o Checamos não localizou outras notícias sobre pessoas vinculadas ao governo dos Estados Unidos que tenham se manifestado sobre a prisão de Bolsonaro.
Essa alegação também foi verificada por Fato ou Fake e Agência Lupa.
O Checamos verificou outros conteúdos após a prisão do ex-presidente (1, 2, 3).
