Gravação de réveillon em Caldas Novas é compartilhada como se mostrasse comemoração pela prisão de Bolsonaro
- Publicado em 26 de novembro de 2025 às 17:58
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Atos de protestos e comemoração pela prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro foram registrados pelo Brasil desde 22 de novembro de 2025, quando o mandado foi cumprido. Mas um vídeo de uma queima de fogos, que acumula mais de 30 mil visualizações, não corresponde a uma celebração nesse contexto, ao contrário do que indicam publicações nas redes sociais. Na realidade, a sequência registra a celebração do réveillon de 2025 em Caldas Novas, Goiás.
“O BRASIL ESTÁ EM FESTA COM A PRISÃO DO BOZO”, diz uma legenda sobreposta ao vídeo, que circula no Instagram e no Threads.
Mensagens similares com a mesma gravação também foram compartilhadas no Facebook e no YouTube.
Em 22 de novembro de 2025, o ex-presidente foi preso preventivamente por risco de fuga após violar a sua tornozeleira eletrônica, instalada quando foi decretada a sua prisão domiciliar em agosto de 2025.
Três dias depois, Bolsonaro passou a cumprir a sua condenação de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado após o Supremo Tribunal Federal (STF) concluir que o processo contra ele transitou em julgado.
A prisão preventiva do ex-presidente provocou atos de comemoração de opositores e mobilizou protestos de seus apoiadores.
Mas o vídeo viralizado não mostra uma comemoração nesse contexto.
Réveillon em Caldas Novas
Em uma das publicações virais é possível ler uma marca d’água do perfil “justina.maria390” no Kwai.
Uma busca nesse perfil identificou a mesma sequência publicada em 1º de janeiro de 2025.
Nos comentários, a autora da postagem afirmou que o registro mostra a “passagem de ano” na sua cidade, sem relação “com política”.
O comentário foi feito em agosto de 2025, após a gravação viralizar vinculada a uma suposta comemoração pela determinação da prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro.
Em outra postagem com o mesmo cenário, a autora indica que se trata de um registro de Caldas Novas, Goiás.
Em determinado momento da sequência utilizada nas peças de desinformação, é possível visualizar ao fundo um edifício com o nome “Riviera Park”.
Uma busca no Google Maps por esse nome confirmou que o hotel fica localizado na Avenida Coronel Cirilo Lopes de Morais em Caldas Novas, em Goiás.
A queima de fogos da cidade também foi registrada em outra gravação de janeiro de 2025, como mostrou uma busca reversa por fragmentos da sequência viralizada. Nessa postagem é vista uma cena muito similar à das peças de desinformação.
O Checamos verificou outros conteúdos falsos relacionados à prisão preventiva de Bolsonaro (1, 2)
