Vídeos de motociatas em julho de 2025 circulam como se fossem atos pró-Bolsonaro após sua prisão em novembro

  • Publicado em 26 de novembro de 2025 às 20:52
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

A prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL), em 22 de novembro de 2025, desencadeou protestos e comemorações em todo o país. Três dias depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o fim do processo em que o ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado e a detenção passou a ser definitiva. Diante disso, vídeos visualizados mais de 510 mil vezes compartilham imagens de  motociatas “pela liberdade de Bolsonaro” como se as cenas fossem recentes. Isso é falso: as gravações são de julho de 2025.

“Motociata pela liberdade de Bolsonaro indo para Brasília, hoje, 23 de novembro de 2025” é a frase sobreposta ao vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no Threads, no TikTok, no Kwai e no X

Outra gravação no Instagram, no Facebook, no TikTok e no YouTube é compartilhada junto à frase: “Muito trânsito na via principal de entrada para Brasília. Motociclistas do Brasil inteiro que passaram a noite nas estradas para participar da 'Vigília Bolsonaro Livre' estão chegando na cidade (23/11/2025)”

Ambos os registros trazem imagens de centenas de pessoas em motocicletas. Muitos carregam a bandeira do Brasil e vestem roupas com as cores verde e amarela. 

Image
Captura de tela feita em 25 de novembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Os conteúdos circulam após Bolsonaro ser preso preventivamente pela Polícia Federal, em 22 de novembro de 2025. A detenção foi decretada pelo STF a pedido da Polícia Federal (PF) após o ex-mandatário, que estava em prisão domiciliar, tentar violar sua tornozeleira eletrônica.

A detenção de Bolsonaro desencadeou reações contrastantes nas ruas brasileiras, transformando a sede da Polícia Federal em Brasília num palco de celebrações e críticas.

Dias depois, em 25 de novembro de 2025, o STF decretou o fim do processo em que o ex-presidente é réu, junto com outras sete pessoas, por tentativa de golpe de Estado. Com essa decisão, Bolsonaro passa a estar preso definitivamente

O político cumprirá a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde já estava detido desde o dia 22. 

Mas as gravações viralizadas não foram feitas nesse contexto.

Motociatas de julho de 2025

Uma busca no Google Lens pela captura de tela de um trecho da gravação viralizada exibiu um vídeo, de 29 de julho de 2025, publicado no Instagram do vereador Jair Renan, filho de Bolsonaro. “Brasília DF” e “29/07/2025” são as frases exibidas na sequência. 

Uma comparação entre a gravação viralizada e imagens do vídeo publicado no perfil de Jair Renan permite identificar os mesmos elementos, como a posição e vestimenta de alguns motociclistas.

Image
Comparação feita em 25 de novembro de 2025 entre uma publicação no Facebook (E) e imagens do vídeo publicado em julho no Instagram de Jair Renan, com detalhes assinalados pela AFP (.)

Uma nova pesquisa usando o Google Lens mostrou que a outra gravação viralizada também foi registrada em 29 de julho de 2025 em um perfil no X. “Bolsonaro está mais forte do que nunca”, diz a legenda do post.

Uma análise das gravações também mostra semelhanças entre os registros:

Image
Comparação feita em 25 de novembro de 2025 entre uma publicação no Facebook (E) e imagens do vídeo publicado em julho no X, com detalhes assinalados pela AFP (.)

Na ocasião, Bolsonaro participou de uma motociata que acontecia em Brasília. O ato foi registrado por outros veículos (1, 2), incluindo a AFP:

Image
Ex-presidente Jair Bolsonaro participa de motociata em Brasília em 29 de julho de 2025 (AFP / Sergio Lima)

Não há registros recentes na imprensa de motociatas em apoio a Bolsonaro na capital federal. 

A Polícia Militar e o Detran do Distrito Federal também informaram à AFP que não houve registro de motociatas na capital federal de 22 a 26 de novembro.

O Checamos verificou outros conteúdos (1, 2) associados falsamente com a prisão de Bolsonaro. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco