Foto de bandeirão da torcida do Flamengo com mensagem contra Cláudio Castro e Flávio Bolsonaro foi gerada por IA

  • Publicado em 27 de outubro de 2025 às 20:49
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

A pouco menos de um ano para as eleições de 2026, o pleito já começa a gerar desinformação nas redes sociais. Ao contrário do que indicam publicações com mais de 6,5 mil interações desde 23 de outubro de 2025, a torcida do Flamengo não exibiu um bandeirão pedindo para os cariocas não votarem no governador Cláudio Castro (PL) e no senador Flávio Bolsonaro (PL) ano que vem. A imagem que acompanha as postagens foi gerada por inteligência artificial (IA) e não há nenhum registro de uma manifestação desse teor.

“A TORCIDA DO MENGÃO JÁ MANDOU O RECADO PARA O POVO DO RIO DE JANEIRO”, diz uma das publicações que compartilham a imagem no Facebook, no Instagram e no Threads. Nela, um suposto bandeirão exibe a mensagem: “Alô, Rio de Janeiro não elejam Cláudio Castro e Flávio Bolsonaro para o senado”.

Image
Captura de tela feita em 27 de outubro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

O material circula em meio a movimentações partidárias de preparação para o próximo pleito eleitoral, que ocorrerá em 4 de outubro de 2026. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, manifestou interesse em concorrer ao Senado, enquanto Flávio Bolsonaro, atual senador, se coloca como possível candidato à Presidência.

Mas a fotografia viral não mostra uma manifestação política da torcida flamenguista.

Uma pesquisa por palavras-chave no Google com os termos “torcida do Flamengo” e os nomes de Cláudio Castro e Flávio Bolsonaro não levou a nenhum registro do ocorrido.

Uma busca reversa pela imagem tampouco mostrou resultados correspondentes. No entanto, na seção “Sobre esta imagem”, disponível na mesma busca, exibe-se uma indicação de que o conteúdo foi criado “com a IA do Google”.

Image
Captura de tela, feita em 27 de outubro de 2025, da indicação do uso de inteligência artificial na imagem viral

Na imagem viral, também é possível identificar inconsistências características de conteúdos gerados por inteligência artificial. 

Por exemplo: as palavras ilegíveis exibidas nas faixas menores atrás do gol e, no bandeirão principal, a descontinuidade de listras pretas e vermelhas, e a repetição ilógica da palavra “senado”. Em algumas publicações, o registro também aparece com a marca d’água da Gemini, ferramenta de IA do Google.

Image
Captura de tela feita em 27 de outubro de 2025 de uma publicação no Facebook, com elementos que indicam o uso de IA, assinalados pela AFP (.)

O AFP Checamos também submeteu a imagem à ferramenta Hive Moderation, que detecta o uso de IA em conteúdos. A plataforma indicou 99,4% de manipulação.

Image
Captura de tela feita em 27 de outubro de 2025 do resultado obtido ao submeter a imagem à plataforma Hive Moderation (.)

O último registro de um mosaico feito pela torcida do Flamengo foi no jogo contra o Racing pela Copa Libertadores da América, no Maracanã, em 22 de outubro de 2025. Na ocasião, a composição trazia a mensagem: “Fé no Mengo”.

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco