Soldados dos Estados Unidos atiram em uma figura de treinamento, não em uma foto de Nicolás Maduro

  • Publicado em 27 de outubro de 2025 às 18:20
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Colômbia
  • Tradução e adaptação AFP Brasil

Desde setembro de 2025, os Estados Unidos implementaram operações contra o narcotráfico no Caribe, consideradas uma “ameaça” contra a Venezuela pelo governo de Nicolás Maduro. Diante disso, desde 19 de outubro, a foto de um soldado norte-americano em um treinamento de tiro, supostamente mirando em uma imagem do líder venezuelano, foi visualizada mais de duas mil vezes nas redes sociais. No entanto, trata-se da figura de outro homem que, segundo veículos especializados, é usada como alvo nos treinamentos da Marinha dos Estados Unidos, pelo menos, desde 2015.

“Fuzileiros navais dos EUA no mar do Caribe treinam tiro ao alvo com o rosto do ditador Nicolás Maduro, da Venezuela” é a legenda de publicações no X, no Telegram, no Instagram e no Facebook.   

O conteúdo também circula em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 23 de outubro de 2025 de uma publicação no X (.)

A Venezuela mantém uma operação militar de “resistência” — que inclui a realização de exercícios militares — diante do que classificou como uma “ameaça” dos Estados Unidos devido à sua mobilização de tropas no Caribe.

O destacamento naval dos Estados Unidos na região foi anunciado logo após o governo norte-americano acusar o presidente venezuelano de colaborar com organizações ligadas ao narcotráfico e de ter “estrangulado a democracia”.

Até 24 de outubro, 43 pessoas morreram na ofensiva marítima norte-americana.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou as operações da CIA contra a Venezuela e disse que estava considerando ataques terrestres contra cartéis de drogas. 

No entanto, a imagem viralizada não mostra membros da Marinha norte-americana atirando em uma foto de Maduro. 

Uma busca reversa da imagem viral usando o Google Lens levou a uma publicação no X, de 19 de outubro de 2025, com essa e outras fotografias. O registro foi feito pelo perfil de uma das divisões do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC, na sigla em inglês). 

De acordo com a descrição do post, a foto viral mostra um treinamento de tiro a bordo do navio San Antonio LPD 17, no Mar do Caribe, em 15 de setembro de 2025. Uma das outras imagens publicadas mostra os alvos de frente. 

Uma análise de uma das imagens divulgadas pelo USMC permitiu observar mais detalhes da figura que aparece no alvo de tiro: um homem de óculos escuros, usando um gorro preto e uma arma ao lado, que não é o presidente venezuelano.

Image
Captura de tela feita em 20 de outubro de 2025 de uma imagem divulgada pela 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais (.)

Uma pesquisa no Google Imagens com as palavras-chave em inglês “Fuzileiros navais”, “Estados Unidos”, “homem” e “alvo” levou a páginas (1, 2) com a mesma fotografia. 

Um artigo no site Marine Corps Times, veículo especializado em notícias do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, indica que a pessoa na foto é o atirador de elite aposentado Chris Thompson, que posou para se tornar o novo alvo oficial. 

O uso de imagens como essa representa “uma melhoria em relação aos alvos anteriores, pois obriga os fuzileiros a se concentrarem em disparos eficazes em combate”, diz o artigo publicado em março de 2015. 

Não foram encontrados outros registros sobre a identidade da pessoa retratada.

O Checamos já verificou outros conteúdos sobre a mobilização de tropas norte-americanas para o Caribe (1, 2, 3).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco