
Gravação de show aéreo na Califórnia circula falsamente como “sobrevoo” dos Estados Unidos na Venezuela
- Publicado em 7 de outubro de 2025 às 21:46
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“VEJA: Aviões de combate dos EUA sobrevoam costa da Venezuela”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X, no TikTok e no Telegram.
Alegações similares circulam em chinês.

Na gravação viralizada, duas aeronaves sobrevoam rapidamente um local em que carros, ônibus e outros aviões aparecem estacionados. Ao fundo, é possível ver uma pequena cadeia de montanhas.
O conteúdo circula em meio à crescente tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela após Washington mobilizar, em agosto de 2025, embarcações militares no sul do Caribe, em frente ao litoral venezuelano, sob a justificativa de combater o tráfico de drogas.
Em 2 de outubro, o governo da Venezuela denunciou uma “incursão ilegal” de caças norte-americanos detectada a cerca de 75 quilômetros da costa do país.
Contudo, o vídeo viral não mostra um sobrevoo de aeronaves dos Estados Unidos na Venezuela.
Show aéreo na Califórnia
Em algumas publicações, é possível identificar o nome de um usuário no canto inferior esquerdo do vídeo: “@big_seans_aviation”.
Uma consulta a esse perfil no Instagram encontrou o conteúdo original, publicado em 27 de setembro de 2024, com hashtags como “Fuzileiros Navais”, “Miramar” e “Califórnia” listadas na legenda.
Uma pesquisa por essas palavras-chave, em inglês, conduziu ao site da exposição militar da base aérea de Miramar, dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, na Califórnia. Com base nas postagens da organização nas redes sociais, o evento é realizado anualmente em três dias de setembro.
A mesma busca levou a diferentes registros da exposição de 2024 e de exercícios na base aérea (1, 2, 3), que exibem um cenário similar ao visto no vídeo viral.
Uma nova pesquisa, dessa vez pelas palavras-chave “Venezuela”, “Estados Unidos” e “incursão ilegal”, não encontrou imagens do incidente denunciado por Caracas no início de outubro. No entanto, segundo o relato do governo da Venezuela, a incursão teria ocorrido próximo à costa do país, e não sobre solo venezuelano, como sugerem as publicações virais.
Referências
- Vídeo publicado no Instagram em 27 de setembro de 2024
- Site da exposição militar da base aérea de Miramar, na Califórnia
- Registros do evento de setembro e de exercícios na base aérea em 2024 (1, 2, 3)