Gravação de show aéreo na Califórnia circula falsamente como “sobrevoo” dos Estados Unidos na Venezuela

  • Publicado em 7 de outubro de 2025 às 21:46
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 2 de outubro de 2025, em meio à crescente tensão com o governo de Donald Trump, as autoridades da Venezuela condenaram o que chamaram de “incursão ilegal” de aeronaves norte-americanas em local próximo ao território venezuelano, no mar do Caribe. Desde então, publicações visualizadas mais de 158 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo que supostamente mostra caças dos Estados Unidos sobrevoando a costa do país. Mas isso é falso: a gravação foi feita em setembro de 2024 durante um show aéreo dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos na Califórnia.

“VEJA: Aviões de combate dos EUA sobrevoam costa da Venezuela”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X, no TikTok e no Telegram.

Alegações similares circulam em chinês.

Image
Captura de tela feita em 6 de outubro de 2025 de uma publicação no Telegram (.)

Na gravação viralizada, duas aeronaves sobrevoam rapidamente um local em que carros, ônibus e outros aviões aparecem estacionados. Ao fundo, é possível ver uma pequena cadeia de montanhas.

O conteúdo circula em meio à crescente tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela após Washington mobilizar, em agosto de 2025, embarcações militares no sul do Caribe, em frente ao litoral venezuelano, sob a justificativa de combater o tráfico de drogas.

Em 2 de outubro, o governo da Venezuela denunciou uma “incursão ilegal” de caças norte-americanos detectada a cerca de 75 quilômetros da costa do país.

Contudo, o vídeo viral não mostra um sobrevoo de aeronaves dos Estados Unidos na Venezuela.

Show aéreo na Califórnia

Em algumas publicações, é possível identificar o nome de um usuário no canto inferior esquerdo do vídeo: “@big_seans_aviation”.

Uma consulta a esse perfil no Instagram encontrou o conteúdo original, publicado em 27 de setembro de 2024, com hashtags como “Fuzileiros Navais”, “Miramar” e “Califórnia” listadas na legenda.

Uma pesquisa por essas palavras-chave, em inglês, conduziu ao site da exposição militar da base aérea de Miramar, dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, na Califórnia. Com base nas postagens da organização nas redes sociais, o evento é realizado anualmente em três dias de setembro.

A mesma busca levou a diferentes registros da exposição de 2024 e de exercícios na base aérea (1, 2, 3), que exibem um cenário similar ao visto no vídeo viral.

Uma nova pesquisa, dessa vez pelas palavras-chave “Venezuela”, “Estados Unidos” e “incursão ilegal”, não encontrou imagens do incidente denunciado por Caracas no início de outubro. No entanto, segundo o relato do governo da Venezuela, a incursão teria ocorrido próximo à costa do país, e não sobre solo venezuelano, como sugerem as publicações virais.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco