
Sequência de venezuelanos em embarcações circula como se fosse uma recepção a navio dos Estados Unidos
- Publicado em 23 de setembro de 2025 às 21:11
- 6 minutos de leitura
- Por AFP Colômbia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lanchas e Barcos do Povo Sofrido da Venezuela indo recepcionar os Navios dos Estados Unidos”, diz a legenda de uma publicação no Facebook, em que se vê um vídeo de várias pessoas a bordo de barcos no mar; duas delas seguram uma bandeira com as cores da Venezuela, em duas embarcações diferentes. Um navio maior pode ser visto ao fundo.
Publicações com alegações semelhantes circulam também no Instagram, no X e no YouTube, e em espanhol.

Em 22 de agosto de 2025, Maduro convocou a milícia, os reservistas e “todo o povo” a se alistarem às Forças Armadas, depois que a Casa Branca aumentou a recompensa para US$ 50 milhões por informações que levassem à captura do presidente.
As tensões entre Washington e Caracas aumentaram depois que os Estados Unidos enviaram navios militares ao Caribe para combater o narcotráfico, o que Maduro descreveu como um "cerco".
Desde então, os Estados Unidos atacaram três embarcações na costa da Venezuela, segundo afirmou o presidente Donald Trump em 16 de setembro.
Um dia depois, em 17 de setembro, a Venezuela iniciou exercícios militares na ilha La Orchila (norte da Venezuela), um território a 97 milhas náuticas do estado de La Guaira e próximo ao local onde os Estados Unidos interceptaram um barco pesqueiro por oito horas no fim de semana.
Alistamento em Nueva Esparta
Uma busca reversa feita no Google com capturas-chave do vídeo viral levou a publicações do final de agosto com a mesma gravação, mas com textos de apoio ao governo venezuelano (1, 2).
Uma busca no Google usando palavras-chave, como “alistamento militar”, “pescadores”, “navio” e “Venezuela”, permitiu encontrar vários vídeos de meios de comunicação e contas oficiais do governo em redes sociais (1, 2, 3), com imagens aéreas do navio e das outras embarcações que aparecem no vídeo viral.
As gravações indicam que se tratou de uma atividade de alistamento militar envolvendo pescadores no estado de Nueva Esparta, um território insular do país, em 23 de agosto de 2025.

Em um dos vídeos originais e nas gravações oficiais venezuelanas é possível identificar uma inscrição no maior navio que aparece no vídeo: “T-95”. Uma busca no Google por essa informação mostrou que se trata do navio de transporte multiuso "Los Hermanos" (1, 2), pertencente à Marinha da Venezuela.
A AFP verificou outros conteúdos sobre as tensões entre Venezuela e os Estados Unidos.