
Sequência de idosa presa por “ofender” Donald Trump nas redes sociais foi feita com IA
- Publicado em 13 de outubro de 2025 às 21:25
- 2 minutos de leitura
- Por AFP México
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Os EUA sendo os EUA! A senhora é presa e enviada para quem sabe que prisão, por ‘ofender’ Trump em uma mensagem”, diz uma das publicações com o vídeo, que circula no Facebook, no Instagram e no X.
O conteúdo, que também é compartilhado em espanhol, parece mostrar um policial prendendo uma idosa enquanto a acusa de ter sido “identificada por ter curtido um tweet que ofende o presidente dos Estados Unidos”.

A política da administração de Donald Trump de prender estudantes estrangeiros por protestar em apoio aos palestinos gerou uma onda de críticas nas redes sociais e, conforme uma decisão emitida em 30 de setembro de 2025 pelo juiz William Young em Boston, se trata de uma flagrante e ilegal supressão da liberdade de expressão.
Em março, as autoridades migratórias do país começaram a prender e deportar estudantes que haviam manifestado oposição aos ataques de Israel contra a população da Faixa de Gaza.
Contudo, o vídeo de uma idosa sendo presa por criticar Trump não é autêntico.
Vídeo gerado por IA
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google levou ao mesmo conteúdo publicado em 2 de outubro de 2025 pelo usuário “@ani.wits” no TikTok. O nome de perfil também pode ser identificado em algumas publicações.
Na descrição da postagem, é exibida a etiqueta“Gerado por IA”, assim como outros vídeos publicados pelo perfil.
Uma análise da gravação permite notar inconsistências visuais características de conteúdos criados digitalmente. Por exemplo, um dos pneus dianteiros da viatura desaparece repentinamente e dois retrovisores subitamente aparecem no lado direito do veículo.
