
É de 2018 vídeo do ministro do STF Gilmar Mendes sendo hostilizado em Portugal
- Publicado em 13 de outubro de 2025 às 21:55
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Gilmar Mendes está recebendo o carinho que merece em Portugal”, dizem publicações no Facebook, no Instagram, no TikTok e no X.
A alegação é compartilhada junto a um vídeo em que o ministro Gilmar Mendes é filmado andando na rua enquanto uma pessoa afirma: “O senhor é de uma injustiça imensurável. Inclusive, o senhor deve estar querendo se disfarçar aqui, né? Andando como um comum dos mortais. O senhor não tem vergonha do que o senhor faz pelo país?”.

O vídeo é compartilhado em meio a uma controvérsia envolvendo o ministro brasileiro em Portugal.
Em 3 de outubro de 2025, Gilmar Mendes concedeu uma entrevista para a CNN Portugal. Ao ser questionado sobre mudanças das leis de imigração portuguesas, que endureceram a entrada e residência de estrangeiros no país no final de setembro, e se o Brasil deveria adotar a lei de reciprocidade, Mendes respondeu que deve haver um diálogo entre os países e acrescentou: “Pelas informações que disponho, o mais problemático é o não funcionamento dos órgãos administrativos. Talvez mesmo por um caráter desorganizado e caótico dos serviços de imigração. Isso é preocupante e é preciso que seja prontamente reparado”.
A fala foi compreendida como uma crítica aos serviços de imigração portugueses. “Ministro brasileiro pede que ‘seja prontamente reparado’ o caráter desorganizado e caótico dos serviços de imigração’ portugueses”, é o título da entrevista no site.
A fala repercutiu na imprensa e foi alvo de críticas do político português Pedro dos Santos Frazão, vice-presidente do partido político Chega. Em publicação no Instagram em 4 de outubro de 2025, ele classificou a fala de Gilmar Mendes como uma “ofensa gratuita” e disse que os portugueses não aceitariam que um estrangeiro viesse “denegrir a nossa soberania nacional com esses discursos arrogantes”.
Mas a gravação viralizada não foi feita neste contexto.
Uma busca reversa no Google por uma captura de tela do vídeo compartilhado nas redes sociais exibiu reportagens (1, 2, 3) de 14 de janeiro de 2018 com as mesmas imagens. Os registros informam que o episódio aconteceu naquele ano, quando Gilmar Mendes foi hostilizado durante férias em Lisboa, Portugal.
O Checamos já verificou outras alegações fora de contexto sobre ministros do STF (1, 2).
Referências
- Entrevista de Gilmar Mendes à CNN Portugal
- Reportagens de janeiro de 2018 (1, 2, 3)