Gravação do desfile de 7 de setembro de 2024 com espaços vazios omite público e volta a circular em 2025

  • Publicado em 9 de setembro de 2025 às 22:03
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O desfile de 7 de setembro de 2025 ocorrido na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, reuniu um público aproximado de 80 mil pessoas, segundo estimativas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Desde então, publicações visualizadas mais de 1,5 milhão de vezes nas redes sociais voltaram a compartilhar um vídeo de um desfile cívico-militar com espaços vazios com a alegação de mostrar o evento de “baixa adesão” deste ano. No entanto, a gravação viral foi feita em 2024 e não registra a imagem das arquibancadas, onde o público estava concentrado.

“7 de Setembro do Lula: soberania em foco, mas o discurso ficou vazio para muitos”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok, no YouTube, no X e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 8 de setembro de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

Na sequência viral, filmada do alto de um prédio, é possível ver um longo desfile em curso na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A percussão da marcha também pode ser ouvida à distância. As laterais da via, no entanto, aparecem vazias, sem público.

Contudo, o conteúdo não foi feito durante o desfile em comemoração à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 2025, assim como não registra o público presente nas arquibancadas.

Desfile de 2024

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google encontrou o mesmo conteúdo publicado em setembro de 2024, quando trechos da filmagem foram utilizados para afirmar que o evento daquele ano estava “completamente vazio” —  alegação verificada pelo Checamos à época.

Na ocasião, o acesso à Esplanada foi restrito e não foram permitidas aglomerações nos trechos diante do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e de outros edifícios públicos por questões de segurança, conforme comunicados emitidos pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

O registro completo do evento, transmitido pelo CanalGov no YouTube, mostra que, após passar pelo trajeto esvaziado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à frente do desfile, seguiu até a Esplanada dos Ministérios, onde foram instaladas estruturas para o evento e o mandatário foi recebido pelo público.

De acordo com estimativas do portal Poder360, cerca de 20 mil pessoas compareceram ao evento em Brasília em 2024, público de fato inferior ao de anos anteriores.

Uma comparação com o desfile cívico-militar ocorrido em 2022, quando Jair Bolsonaro (PL) ocupava a Presidência e o evento reuniu um público estimado de mais de 100 mil pessoas, mostra que não havia civis ou concentração do público nas áreas próximas ao Palácio do Planalto ou do Congresso, como mostra este trecho da transmissão da solenidade ocorrida naquele ano.

Desfile de 2025

Para o desfile de 2025, segundo uma nota publicada pela Secom da Presidência no último dia 4 de setembro, a mesma organização foi mantida, sendo ressaltado que o acesso do público às arquibancadas seria “controlado e encerrado” quando a capacidade máxima fosse atingida.

O mapa de acessos livres e interditados na Esplanada, divulgado no mesmo documento, também mostra que a disposição do evento foi estabelecida de forma similar à utilizada em 2024.

Um comunicado emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal em 1º de setembro reforçou que o acesso à Praça dos Três Poderes seria restrito durante o evento, e prédios públicos estariam “protegidos por gradis”.

De acordo com estimativas da SSP-DF, cerca de 80 mil pessoas estiveram presentes no evento de 2025 — somando “o público estimado pelo Palácio do Planalto na área de desfile, com 45 mil pessoas, aos 35 mil visitantes dos demais espaços, como tendas espalhadas para acesso dos visitantes”.

A transmissão do evento, publicada pelo CanalGov no YouTube, também mostra o momento em que o presidente da República é recebido pelo público nas arquibancadas.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco