
É antigo vídeo de manifestantes “chegando em Brasília” para o julgamento de Bolsonaro em setembro
- Publicado em 2 de setembro de 2025 às 23:11
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O povo já está chegando em Brasília para o julgamento de um inocente dia 2 de setembro nunca, mais será o mesmo”, lê-se em um texto escrito sobre um vídeo que circula no X, no Facebook, no Instagram, no Threads, no Kwai e no TikTok.
Nas imagens da gravação, é possível ver pessoas vestindo as cores da bandeira do Brasil no que aparenta ser uma manifestação política.

O dia citado, 2 de setembro de 2025, marca o início das sessões no STF para definir a sentença do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) e de outros sete réus, acusados de planejar uma suposta tentativa de golpe de Estado. Caso essas acusações sejam validadas pelo STF, o ex-mandatário pode ser condenado a mais de 40 anos de prisão.
Mas a gravação viral, ao contrário do que alega o conteúdo, não foi feita nessa data.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google Lens mostrou que o conteúdo foi publicado em 3 de agosto de 2025 na plataforma TikTok.
Embora nos comentários da publicação o criador do vídeo tenha afirmado que o conteúdo foi gravado em 16 de agosto, a plataforma mostra que a data de publicação do conteúdo foi “8-3”, o que significa dia 3 de agosto (já que a data segue o padrão norte-americano, no qual o mês precede o dia).

O TikTok Post Date Finder — uma ferramenta online que decodifica a data de publicação de um vídeo no TikTok a partir de sua URL — também indicou que o conteúdo foi publicado no dia 3 de agosto de 2025.

Nessa data, apoiadores de Bolsonaro se reuniram em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro em manifestações de apoio ao presidente norte-americano Donald Trump, que aplicou uma sobretaxa a produtos brasileiros usando, como uma das justificativas, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro — classificado como “caça às bruxas” pelo republicano.
No dia 2 de setembro de 2025, o AFP Checamos não localizou nenhuma notícia a respeito de manifestações em Brasília relacionadas ao julgamento para além de uma aglomeração de apoiadores e críticos do ex-presidente em frente ao condomínio onde Bolsonaro reside desde 2023.