
É de 2017 vídeo de submarino no Canal do Panamá, quando ele se dirigia aos EUA, não à Venezuela
- Publicado em 1 de setembro de 2025 às 17:21
- 3 minutos de leitura
- Por AFP México
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Poderoso submarino nuclear americano atravessa o Canal do Panamá rumo Venezuela” é a frase sobreposta ao vídeo no Facebook e no Instagram.
Algumas publicações também mencionam “Maduro” em referência ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sugerindo que o submarino estaria indo em direção ao país.
O conteúdo também circula em espanhol.

Em 26 de agosto de 2025, a Venezuela enviou 15 mil agentes de segurança para a fronteira com a Colômbia para combater o tráfico de drogas em um momento em que os Estados Unidos acusam o presidente Nicolás Maduro de liderar o Cartel de los Soles, grupo que o país classifica como uma “organização terrorista internacional”.
A mobilização ocorre após Trump anunciar, dias antes, o envio de três navios de guerra para a costa da Venezuela sob a justificativa de intensificar o combate ao tráfico de drogas na região.
Maduro chamou a medida de “ameaça” e, em resposta, convocou a milícia, os reservistas e “todo o povo” venezuelano para um alistamento com o objetivo de enfrentar as “ameaças” dos Estados Unidos.
Mas, embora uma fonte norte-americana tenha informado que o presidente dos Estados Unidos enviará mais dois navios ao Caribe para combater o tráfico de drogas, o vídeo viral do submersível cruzando o Canal do Panamá não foi gravado em 2025.
Uma busca reversa no Google com uma captura de tela da gravação exibiu um vídeo no YouTube, publicado em 24 de abril de 2017, sob o título: “SUBMARINO NUCLEAR DOS EUA PASSANDO NO CANAL DO PANAMA , RUMO A COREIA DO NORTE E A COREIA DO SUL”.
Uma nova pesquisa no Google pelos termos “submarino” e “Canal do Panamá”, filtrando por publicações do ano de 2017, exibiu uma reportagem do La Estrella de Panamá, publicada em 18 de abril de 2017.
“A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) confirmou ao jornal La Estrella de Panamá que ontem um submarino nuclear da Marinha dos Estados Unidos atravessou a via aquática. Informou-se que o submarino se deslocou do Oceano Atlântico para o Pacífico e foi escoltado por uma patrulha do Serviço Nacional Aeronaval (SENAN)”, diz a legenda do vídeo.
Publicações em inglês e espanhol de 2017, com as mesmas imagens, afirmam que o submarino seria o USS Dallas (SSN-700).
Segundo a Marinha norte-americana, o submarino foi desativado em 2017.
De acordo com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a embarcação passou pelo“Canal do Panamá e realizou escalas em Porto Canaveral, na Flórida, e San Diego, na Califórnia” antes de chegar à sua base naval em Washington, seu destino final, em 22 de maio de 2017.
A AFP já verificou o mesmo vídeo em 2020, junto à alegação de que se tratava de um submarino norte-americano em direção ao Irã. Na ocasião, o perfil do Canal do Panamá no X desmentiu a afirmação e informou que o vídeo correspondia a uma gravação de 2017.