Noruega rejeita alegações sobre “estufa flutuante”; imagem foi criada com inteligência artificial

O Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega refutou a alegação que circula nas redes sociais sobre o país ter um projeto de “estufa flutuante” que cultiva plantações enquanto produz energia limpa, como as provenientes de painéis solares. Visualizada centenas de vezes desde 8 de junho de 2025, a imagem viral que mostra um pontão de alta tecnologia foi criada com a inteligência artificial (IA) da Google e apresenta inconsistências visuais, como rostos distorcidos e mãos anormalmente alongadas. 

“A Noruega projetou uma estufa flutuante que produz alimentos, peixes e energia limpa — tudo de uma vez”, afirma uma publicação no Facebook. “Chamada de ‘Ocean Bloom’, a estrutura combina aquaponia, energia solar e dessalinização — tudo em um único anel autossustentável”, completa o texto da legenda. 

As publicações são acompanhadas de uma imagem do que parece ser uma estrutura de dois andares, semelhante a uma cápsula, com criaturas marinhas nadando no nível inferior e três pessoas supostamente cuidando de plantações no segundo andar.

A imagem também foi compartilhada com essa alegação em inglês.

Image
Captura de tela feita em 22 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Mas o Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega afirmou à AFP que as alegações sobre a estufa “são falsas”.

“Não existe nenhum projeto desse tipo na Noruega, nem nenhuma empresa registrada com esse nome operando nesse campo”, disse Kari Asheim, assessora de imprensa do ministério, em um e-mail enviado em 6 de agosto de 2025.

Rostos distorcidos

Asheim também indicou que as imagens “parecem ser geradas por IA e têm inconsistências visuais típicas desse tipo de conteúdo”.

Uma análise mais detalhada das imagens mostrou que os rostos das supostas pessoas estão distorcidos, bem como a mão do homem no meio parece ser mais alongada.

Image
Capturas de tela da imagem feita com inteligência artificial, com inconsistências visuais destacadas usando uma ferramenta de ampliação da AFP (.)
Image
Capturas de tela da imagem feita com inteligência artificial, com inconsistências visuais destacadas usando uma ferramenta de ampliação da AFP (.)

Uma busca reversa mostrou que a imagem foi publicada anteriormente, em 7 de julho de 2025, em uma página do Facebook chamada “Forest Hunts”, que compartilhou outras imagens que também contêm sinais de que foram geradas com inteligência artificial.

O recurso “Sobre esta imagem” do Google identificou que ela foi feita com IA.

Image
Captura de tela feita em 6 de agosto de 2025 da página do Google indicando que a imagem foi criada com inteligência artificial (.)

A capacidade de detectar imagens geradas por IA é baseada na tecnologia SynthID da Google, que foi lançada pelo seu laboratório DeepMind AI em 2023.

Referência

Atualiza tipografia do título
25 de agosto de 2025 Atualiza tipografia do título

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco